quinta-feira, 30 de abril de 2009
Viva Com Saúde
Em Destaque
"Os operadores tomaram a decisão de não efectuar voos para o México até verem qual a evolução da situação", afirmou Paulo Brehm, porta-voz da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, revelando que está "marcado um voo para segunda--feira para ir buscar os portugueses ainda de férias no México".
Fonte da ANA – Aeroportos de Portugal confirmou que as ligações para países com casos de gripe suína vão continuar: "Para Newark, nos Estados Unidos, temos dois voos diários e um semanal que vão continuar a ser realizados."
Desde o dia 24 de Abril e até à data, um total de oito portugueses fez análises laboratoriais para despistar a nova estirpe do vírus H1N1 da gripe suína. Todos os resultados deram negativo, incluindo aos dois doentes mais recentes: a criança de três anos internada no Hospital de São João, no Porto, e o militar internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, deu ontem garantias de não haver a doença em Portugal. "Até ao momento não há casos suspeitos no País. Se surgir algum, haverá controlo da situação. Só há risco nos casos das pessoas que estiveram nas regiões com infecção."
O alastramento do H1N1 levou a uma reunião de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), ontem à noite, que decidiu pelo aumento do grau do risco pandémico, de quatro para o cinco.
A situação mundial "preocupa" as autoridades nacionais, diz o director-geral da Saúde, Francisco George. "Estamos preocupados mas confiantes. A pandemia não é sinónimo de gravidade, mas de infecção em todos os continentes."
Sugestão Músical
POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE
OqueStrada lançam primeiro álbum
TascaBeat: o sonho português é o nome do primeiro trabalho dos portugueses OqueStrada. Trata-se da banda que reinventou o «glamour numa versão boémia e proletária».
Depois de sete anos com espectáculos de Norte a Sul do país e representações em países como a França, China, Sérvia e Espanha, os OqueStrada editam finalmente o seu primeiro álbum. TascaBeat: O sonho português está nas lojas desde o dia dia 27 de Abril e a banda assegura que quem viu os seus espectáculos «guarda no coração».
O grupo de Almada conta com Miranda para dar voz às suas músicas, João Lima na guitarra portuguesa, Pablo (contra-bacia), Zeto Feijão (guitarra e voz) e Danatello Brida (acordeão). O conceito e a dramaturgia musical estão a cargo de Marta Mateus e Jean Marc Dercle.
Na estrada desde 2002, a banda já passou por teatros de referência — como o TNT — Théâtre National de Toulouse, TnBA — Théâtre national de Bordeaux, Teatre Lliure, Teatro Nacional D.Maria II, Teatro Nacional de S.João —, e festivais como o Festival Littéraire Marathon des Mots, CCB Fora de Si, Festival de Marionetas do Porto, Festival Villes des Musiques du Monde, Festival International de Théâtre des Arts de la Rue d'Aurillac, Expo 2008 Zaragoza, e o Festival de Artes de Macau. E como portugueses a sério que são, já actuaram na Tasca do Chico, em muitos bailes de Verão e alguns casamentos.
A revista Vogue definiu os OqueStrada como a «reivenção do glamour numa versão boémia e proletária»: «A cantora é uma espécie de Rosinha dos limões cruzada com Edith Piaf. Que arregaça a saia (mas não em demasiado) quando chega aos refrões. O grau de desvario pode ser avaliado pela versão fado/musette do clássico Killing me softly. Igualmente surpreendentes são os originais, onde há desgarradas meio em português meio em francês, bossa nova arraçada de ska, corridinhos de funaná».
Aqui fica a sugestão de hoje. Espero que gostem!!!
Cantinho das Estrelas
"O custo a pagar pela fama, derivada da sua paixão pela representação ao longo de 22 anos, tem sido muito elevado, prejudicando-se a si e à sua família", diz o comunicado. "Cansada desta violência, Alexandra Lencastre pondera reequacionar a sua vida profissional até ao final do ano", concluiu.
Esta tomada de decisão surge na sequência da ida de Sónia Fortunato de Almeida, que se diz ‘a outra’ na vida do namorado da actriz, ao programa ‘As Tardes da Júlia’. Tal facto poderá ter sido demasiadamente doloroso para Lencastre, sobretudo por a TVI, com quem tem um contrato de exclusividade – de cerca de vinte mil euros por mês –, ter dado voz à empresária.
O gabinete de Imprensa do canal garantiu nada saber sobre o assunto, ficando por apurar se Lencastre manterá o seu programa na TVI 24, ‘Conversa Indiscreta’.
Ontem, um dia depois de Sónia Fortunato de Almeida ter garantido que a sua relação com Paulo Ferreira se mantinha, o empresário encontrou-se com Tó Romano, na agência Central Models, em Lisboa, onde redigiram o comunicado, que deixa ainda claro: "A Alexandra Lencastre e o Paulo Ferreira estão juntos, vivem juntos e estiveram todos os dias juntos desde que retomaram o namoro há um mês".
O Mundo Está Louco
Um Poema Para Ti II
POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE
Fechei os olhos e sonhei...
Fechei os olhos e contigo sonhei
não esperava conseguir dormir,
e muito menos sonhar...
Apenas fechei os olhos
e contigo me encontrei.
A noite ainda não tinha chegado,
deitei-me só por deitar,
cansado só de te imaginar,
farto deste vazio,
recordando o pasasdo...
Cheguei até a pensar,
que assim como eu sonhava contigo,
tu sonhavas comigo também...
Que os nossos sonhos se uinam,
e num só se ia tornar...
Sonhei muitas vezes e torno a sonhar,
com o teu olhar, com a tua ternura,
os teus abraços, o teu carinho, as tuas palavras...
sonhei que se um dia isto me faltasse,
jamais voltaria a acordar...
Um Poema Para Ti
Dá Que Pensar...
Em geral, as pessoas lidam com situações desagradáveis de três formas. Uns sentregam-se à dor sem achar a saída, outros reagem violentamente contra ela. Há ainda aqueles que preferem fingir que nada está acontecendo. Mas relacionar-se assim com o problema gera mais sofrimento, além de o afastar da solução.
Todas as emoções são saudáveis. Assim como a alegria, a raiva, o medo e a tristeza, são parte de um significado. Então como conviver com os problemas de forma pacífica, porém ativa? Compreenda que situações complicadas irão surgir naturalmente na vida. O importante é manter-se equilibrado e firme no propósito de encontrar a solução mais apropriada.
O ideal é sair e olhar a situação de fora e reconhecê-la como sua, independentemente dos acontecimentos e circunstâncias externas. Não é o outro que o aborrece. É você que se aborrece com ele. O seu poder está em reconhecer a parte que é de sua responsabilidade e disponibilizar as suas capacidades para mudar. Pensando diferente vai se comportar e sentir melhor.
Agora, pergunte a si próprio como amigo. O que especificamente dispara esse estado? Como você se comporta nessa situação? Que sensações físicas sente nessa hora? Quais emoções e sentimentos? Como você fala disso? Compara o problema com situações passadas? Está preocupado ou projetando acontecimentos futuros? Isso é fruto de coisas reais ou uma criação de sua mente? No que acredita a esse respeito? Como se percebe nesse momento?
Crie pelo menos três novas formas de comportamento e imagine-se fazendo ou pensando assim. É possível lembrar-se de atitudes que teve em algum momento e ficou bem. Então por que não repeti-las? Ou até recordar de alguém que se comporta da forma que gostaria de agir. Faça igual. Lembre-se: tudo pode mudar, basta que encontre um significado mais positivo. Toda a questão tem pelo menos uma lição embutida nela. Que tal aprender? Você merece ser feliz. É importante e tem todas as capacidades para mudar. Se é possível para alguém, é para você também. Aprenda a conhecer-se, a divertir-se e a ser o seu melhor amigo.
Histórias Com Moral
Um dia, após uma longa viagem pelo deserto, chegou a um belo castelo no alto de uma montanha. Lá vivia um sábio, que o rapaz ansiava conhecer.
Ao entrar numa sala, viu uma atividade intensa. Mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves. De longe ele avistou o sábio, que conversava calmamente com todos os que o buscavam.
O jovem precisou esperar duas horas até chegar sua vez de ser atendido. O sábio ouviu-o com atenção, mas disse-lhe com serenidade que naquele momento não poderia explicar-lhe qual era o segredo da felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio pelo palácio e voltasse dali a duas horas.
- “Entretanto, quero pedir-lhe um favor.” – completou o sábio, entregando-lhe uma colher de chá, na qual pingou duas gotas de óleo.
- “Enquanto estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar o óleo derramar.”
O rapaz pôs-se a subir e a descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao fim de duas horas, retornou à presença do sábio.
- “E então?” – perguntou o sábio – “você viu as tapeçarias da pérsia que estão na sala de jantar? Viu o jardim que levou dez anos para ser cultivado? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?”
O rapaz, envergonhado, confessou não ter visto nada. A sua única preocupação havia sido não derramar as gotas de óleo que o sábio lhe havia confiado.
- “Pois então volte e tente perceber as belezas que adornam a minha casa.” – disse-lhe o sábio.
Já mais tranquilo, o rapaz pegou na colher com as duas gotas de óleo e voltou a percorrer o palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, atentando a todos os detalhes possíveis.
De volta à presença do sábio, relatou pormenorizadamente tudo o que vira.
- “E onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei?” – perguntou o sábio.
Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.
- “Pois este, meu rapaz, é o único conselho que tenho para lhe dar: – disse o sábio – o segredo da felicidade está em saber admirar as maravilhas do mundo, sem nunca esquecer as duas gotas de óleo na colher.”
É imprescindível alcançar o equilíbrio para que possa viver no mundo, sem nos deixar seduzir por ele.
Observe atentamente o seu grau de discernimento para consiga admirar e aprender através das coisas do mundo, sem que negligencie - ou até mesmo abandone - os seus verdadeiros e inadiáveis deveres.