quinta-feira, 30 de abril de 2009

Em Destaque


Portugal cancela voos para México



As agências de viagens não esperaram por uma decisão do Governo português e tomaram a iniciativa de suspender até ao final do mês os voos para o México devido à gripe suína. Apesar desta decisão, mantêm-se as ligações aéreas para países onde já foram confirmados casos da doença, como os Estados Unidos, Espanha ou Reino Unido.
"Os operadores tomaram a decisão de não efectuar voos para o México até verem qual a evolução da situação", afirmou Paulo Brehm, porta-voz da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, revelando que está "marcado um voo para segunda--feira para ir buscar os portugueses ainda de férias no México".
Fonte da ANA – Aeroportos de Portugal confirmou que as ligações para países com casos de gripe suína vão continuar: "Para Newark, nos Estados Unidos, temos dois voos diários e um semanal que vão continuar a ser realizados."
Desde o dia 24 de Abril e até à data, um total de oito portugueses fez análises laboratoriais para despistar a nova estirpe do vírus H1N1 da gripe suína. Todos os resultados deram negativo, incluindo aos dois doentes mais recentes: a criança de três anos internada no Hospital de São João, no Porto, e o militar internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, deu ontem garantias de não haver a doença em Portugal. "Até ao momento não há casos suspeitos no País. Se surgir algum, haverá controlo da situação. Só há risco nos casos das pessoas que estiveram nas regiões com infecção."
O alastramento do H1N1 levou a uma reunião de emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), ontem à noite, que decidiu pelo aumento do grau do risco pandémico, de quatro para o cinco.
A situação mundial "preocupa" as autoridades nacionais, diz o director-geral da Saúde, Francisco George. "Estamos preocupados mas confiantes. A pandemia não é sinónimo de gravidade, mas de infecção em todos os continentes."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade para deixar o seu comentário