quinta-feira, 23 de abril de 2009

Foto do Dia


Cheirando as magnolias.
Foto relativa ao Dia da Terra, comemorado ontem.

Viva Com Saúde


Hipnose clínica

Quando integrada numa terapia psicológica, pode facilitar o tratamento de problemas de saúde físicos e mentais.



Esqueça todas as ideias mais ou menos folclóricas que já viu ou ouviu sobre hipnose. A técnica de de que lhe vamos falar reveste-se de seriedade e rigor científico empiricamente sustentado.
A hipnose clínica consiste na aplicação de um conjunto de técnicas psicológicas (de sugestão e hipnóticas), integrada numa abordagem terapêutica mais ampla, que visa a resolução de problemas de saúde (mentais e somáticos).
Não se trata de uma terapia por si só, mas sim de um conjunto de técnicas específicas que podem ser usadas no âmbito de uma terapia psicológica.
De acordo com o psicólogo clínico Carlos Manuel Lopes Pires, professor na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, "a sua utilização como terapia autónoma, fora de um enquadramento médico-psicológico, não faz qualquer sentido, configurando o que se pode chamar má prática profissional, eventualmente fraudulenta".
Hipnose clínica: sim ou não?
A inclusão de técnicas hipnóticas ou de sugestão no plano terapêutico depende da existência de elementos (por exemplo, a própria pessoa manifestar esse interesse) que levem o profissional (médico ou psicólogo) a acreditar que será benéfica para o doente.
Para tal, é necessário fazer, previamente, uma avaliação das características pessoais da pessoa, para se estabelecer o grau de sugestionabilidade ou susceptibilidade hipnótica da pessoa.
De acordo com Carlos Lopes Pires, "a grande maioria das pessoas é razoavelmente hipnotizável, mas precisa de treino para poder beneficiar, do ponto de vista terapêutico, destes procedimentos. Só uma minoria (talvez 5-10%) é altamente hipnotizável".
"O psicólogo norte-americano Ernest Hilgard (um dos mais importantes investigadores nesta área) chama a estas pessoas virtuosas", sublinha.

Como se processa o tratamento?

Segundo a Sociedade Psicológica Britânica, o termo hipnose designa a interacção que se dá entre uma pessoa, o hipnotizador, e outra pessoa ou pessoas, o sujeito ou sujeitos. Nesta interacção, o hipnotizador tenta influir na percepção, sentimentos, pensamentos e condutas dos sujeitos, através de comunicações verbais, designadas sugestões.
Os detalhes das técnicas de indução e das sugestões hipnóticas diferem segundo os objectivos de quem a pratique e dos propósitos da terapêutica.
Tradicionalmente, as técnicas de indução incluem sugestões para relaxar, ainda que a relaxação não seja uma parte necessária para a hipnose, podendo-se usar uma ampla variedade de sugestões, incluindo as sugestões de alerta.

Sugestão Músical



POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE

Video de Humor



POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE

Em Destaque



Aluno esfaqueado em escola do Cacém


Um aluno de 15 anos foi esfaqueado esta quinta-feira no ombro e um outro jovem agredido com um taco extensível no recinto da Escola Secundária Matias Aires, no Cacém. O alegado agressor, de 17 anos, já foi detido.
As vítimas foram transportadas para o Hospital Amadora-Sintra, mas não sofrem perigo de vida, devendo ter alta nas próximas horas.
Segundo fonte da PSP, o incidente ocorreu por volta das 10h00 e o alegado agressor está “detido por pose de arma ilegal”. A detenção por agressão está dependente da “apresentação de uma queixa por parte dos queixosos”, explicou.
Estudantes da Escola Secundária Matias Aires acusam os dois jovens implicados no esfaqueamento de pertencerem a grupos rivais, o que terá estado na origem das agressões.
Segundo o testemunho de um aluno, que pediu o anonimato por medo de represálias, este incidente deve-se a “rivalidades entre grupos de diferentes bairros”.

Transformers

Hugh Jackman

Cantinho das Estrelas


Fátima Lopes com nova aposta


Há muito que o projecto está a ser preparado, mas só agora Fátima Lopes se prepara para o divulgar. Na próxima segunda-feira, no Hotel Tivoli Lisboa, pelas 18h00, a estilista apresenta oficialmente o Face Model of the Year Portimão, uma iniciativa que visa descobrir novos talentos de Norte a Sul do País.
"É a grande aposta da agência Face e na qual eu tenho trabalhado imenso nos últimos tempos", começa por dizer Fátima Lopes, explicando: "Vão perceber porque desde o ano passado venho a dizer que tenho surpresas."
A iniciativa, que conta com a parceria do Correio da Manhã, tem sido preparada no segredo dos deuses, mas agora Fátima Lopes promete revelar todos os pormenores.

O Mundo Está Louco


Instrutor de escola de condução é condenado por dar aula bêbado




Um instrutor de uma escola de condução foi condenado por trabalhar bêbado, enquanto ensinava uma pessoa a conduzir. A Justiça de Newburyport (Massachusetts, EUA) condenou Daniel Winsky, 53, a 18 meses de liberdade condicional. Ele não perderá a sua carta de condução.
Quando foi apanhado, em dezembro de 2007, Winsky estava no banco do passageiro, ao lado de um aluno. Apesar de não estar no comando do carro, disse a Justiça, ele era responsável por travar e controlar o volante, caso o aluno precisasse de ajuda.
A polícia parou Winsky pouco depois de ele ter passado por uma loja de conveniência. Um funcionário do estabelecimento sentiu que o hálito de Winsky cheirava a álcool e, então, viu-o entrando no carro da escola de condução. À Justiça, o professor negou que estivesse bêbado durante a aula.

Uma Música Para Ti



POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE

Um Poema Para Ti II


Sou só eu...



Se eu fosse luz de um sonho esplendoroso
E fossem meus os dias desta vida,
Dava-te a minha alma reconstruída
E amava o teu sonhar silencioso.

Se eu fosse o azul eterno e majestoso
Do céu que cobre a terra indefinida,
Dava-te uma promessa renascida
De amor sublime, puro e poderoso.

Se eu fosse o sonho da tua miragem,
Criava um novo mundo à tua imagem
E os teus sonhos erguia ao alto céu.

Mas sou só eu, esta sombra quebrada
Que se arrasta entre as sombras e o nada,
E nada tenho para dar, senão eu…

Um Poema Para Ti



Gritos secos...



Clamo em gritos secos
Pela dor que em mim vive
Não sendo mais a minha aurora
Aquela que hoje é triste,
Derrubando todos os meus sonhos
Que antes eram felizes.

Clamo em gritos secos
Pela dor que ainda insiste
Matando o meu sentimento,
Que um dia já foi livre
E hoje é prisioneira
De um mundo de crendices

Clamo em gritos secos
Pelo eu que não vive,
Sendo o meu eu agora
A falta do meu estar aqui
Corroendo peito fora
Os meus olhos, do amor que acaba aqui.

Clamo em sussurros secos
Fechando os olhos pra não existir
Esculpindo a navalhadas
A sensação falsa do não sentir
Calando-me sobre lagrimas pesadas,
Debruçado sobre o amor sepultado
Mergulhado nas profundezas de mim

Dá Que Pensar...


Antes de desanimar...



Antes de você desanimar porque fracassou em alguma alguma coisa, pense que somente alcança o sucesso quem insiste, apesar de tudo. Fred Astaire, o famoso ator que encantou as telas do cinema dançando, ao fazer o seu primeiro teste para o cinema recebeu informações de que não sabia atuar. Era careca, dizia o relatório, e ainda dançava pouco.
O professor de Enrico Caruso dizia que ele não tinha voz e não era capaz de cantar. Acreditando nisso, os pais de Enrico queriam que ele fosse engenheiro. Ele não desistiu e tornou-se um famoso cantor de ópera, admirado até os dias atuais.
Winston Churchill foi reprovado na sexta série. Somente se tornou primeiro-ministro de Inglaterra depois dos 60 anos. A sua vida foi cheia de derrotas e fracassos. Mas ele nunca desistiu. E talvez poucos saibam: ele foi Prémio Nobel da literatura em 1953, pelas suas memórias da Segunda Guerra Mundial.
Walt Disney foi despedido pelo editor de um jornal por falta de idéias. Antes de construir a Disneylândia, foi à falência diversas vezes. Nunca desanimou.
Richard Bach teve recusada, por 18 editoras, a história de uma gaivota que planava. Uma gaivota chamada Fernão Capelo Gaivota. Porque ele não desistiu, em 1970 a Macmillan publicou a história e em 5 anos vendeu mais de 7 milhões de exemplares, só nos Estados Unidos.
Rodin era considerado pelo seu pai como um idiota. O seu tio dizia que ele era um caso perdido. Por três vezes ele foi reprovado na admissão à escola de artes. Descrito como o pior aluno da escola, Rodin não desistiu e deu ao mundo maravilhas da escultura.
Assim acontece com todos os que perseguem os seus sonhos, não se permitindo desanimar por fracassos, derrotas ou julgamentos precipitados. Portanto, se você está a ponto de desanimar, pare um pouco e pense. Logo haverá de descobrir que ainda há muitas tentativas a serem feitas. Há muita gente a ser procurada, muitos dias a serem vividos e muitas conquistas a alcançar. Não há limites para quem acredita que pode atingir os seus objetivos, que pode concretizar os seus projetos.
Charles Darwin era considerado por todos os seus mestres e pelo seu próprio pai um menino comum e intelectualmente bem abaixo do padrão médio. Por que não se permitiu desanimar, transformou-se no pai da Teoria da Evolução.
Pense nisso e tente outra vez. E mais outra.
Não se deixe abater por críticas, por experiências mal sucedidas.
Vá em frente.
Tente de novo e verá que os seus esforços alcançarão êxito.

Histórias com Moral


Só quando doí demais...



Certo dia, passando por uma praça, o jovem Daniel viu um mendigo deitado sobre um banco de jardim. Como o homem gemia muito, o menino ficou preocupado e aproximou-se, perguntando ao infeliz:
− Desculpe-me, senhor, mas o que se passa? Posso ajudá-lo de alguma forma?
E o homem respondeu:
− É que tem um prego aqui no banco do jardim, e eu estou deitado bem em cima dele.
− Mas, então, por que é que o senhor não se levanta?
− Porque não está doendo o suficiente − respondeu o mendigo.”

Essa é a condição em que a maioria das pessoas vive: a posição em que se encontram na vida é incómoda, mas não fazem nada quanto a isso, porque a dor ainda não é o suficiente para as fazer mover.
Afinal, mudar dá trabalho e, em geral, envolve alguma dor.
E, como diz Roberto Shinyashiki, “A gente só muda quando a dor de permanecer na situação em que se está é maior do que a própria dor de mudar.”
No mundo todo existem muitas pessoas que estão sentadas sobre pregos, sentindo dores, mas não fazem nada para mudar isso. Dessa maneira, as pessoas vão levando a vida no comodismo, no marasmo, deixando de viver verdadeiramente tudo o que a vida lhes oferece de bom.