Num momento em que a Soul Music está nos lugares cimeiros das preferências do público (veja-se o recente sucesso de Amy Winehouse ou Duffy no nosso país), pretende-se com este disco fazer uma viagem pela história dessa música que nasceu nos Estados Unidos mas que cedo se transportou além fronteiras da América negra. Canções que cruzam várias gerações: Duffy, Amy ou Corinne no presente, Carmel e Simply Red no revivalismo dos anos 80, Marvin Gaye ou Isaac Hayes representando os anos 70, os incontornáveis James Brown ou Ray Charles que, cada um à sua maneira, inventaram o género e para terminar alguns nomes que conotamos com o Jazz mas que de alguma forma influenciaram o género. Uma excelente aposta para os amantes da soul.
Andamento:
Cd 1:
1. Duffy - Mercy 2. Gabriella Cilmi - Sweet About Me 3. Amy Winehouse - Tears Dry On Their 4. Corinne Bailey Rae - Put Your Records 5. Gnarls Barkley - Crazy 6. Joss Stone - Right To Be Wrong 7. Blackout - Paixão 8. Carmel - You Can Have Him 9. Nina Simone - My Baby Just Cares About Me 10. Simply Red - Holding Back The Years 11. The Soul CHildren - I'll Be Other Woman 12. Marvin Gaye - Let's Get It On 13. The Dramatics - In The Rain
Cd 2:
1. Isaac Hayes - Walk On By 2. William Bell - I Forget To Be Your Lover 3. Aretha Franklin - You make Me Feel Like a Woman 4. Dusty Springfield - The Look of Love 5. Sam & Dave - Soul Man 6. Wilson Pickett - Land of 1000 Dances 7. Percy Sledge - When a Man Loves a Woman 8. Smokey Robinson - The Tracks of My Tears 9. Otis Redding - I've Been Loving You 10. James Brown - I Got You (I feel Good) 11. Solomon Burke - Everybody Needs Somebody to Love 12. Dinah Washington - Mad About The Boy 13. Ben E. King - I Count The Tears
Patrick Swayze é hospitalizado com sintomas de pneumonia
Patrick Swayze deu entrada num hospital na manhã de sexta-feira, ficando internado em observação, após ser-lhe diagnosticada uma pneumonia. O actor tem cancro no pâncreas e o tratamento pode ter afectado o seu sistema imunológico.A informação foi veiculada pelo presidente do canal A&E, Bob DeBitetto, durante uma conferência de imprensa acerca da nova série «The Beast», na qual o protagonista de «Dirty Dancing» participa. «Patrick irá promover o seu novo projecto assim que voltar a sentir-se bem novamente», garantiu.Ainda de acordo com DeBitetto, a estrela de «Ghost – Espírito do Amor» agradece «a todos pelo imenso apoio que tem recebido». A presença de Swayze era esperada na conferência de imprensa de divulgação de «The Beast», que tem estreia prevista para o próximo dia 15, nos EUA.Na passada terça-feira, o antigo galã deu à sua primeira entrevista desde que lhe foi diagnosticado um cancro no pâncreas e admitiu estar «irritado e assustado», além estar a «passar por um inferno» e poder ter apenas mais «dois anos de vida.«Eu diria que cinco anos seriam algo bem desejável, mas dois anos parecem prováveis se acreditarmos nas estatísticas», vaticinou o actor, acrescentando, contudo, que quer «durar até que se descubra uma cura». No entanto, Swayze não quer tornar-se um símbolo do cancro. «Sonho com uma vida longa e sadia, não vivida à sombra da doença, mas à luz», declarou.Apesar de ter passado por agressivos ciclos de quimioterapia, o artista surpreendeu os colegas ao começar a filmar «The Beast», uma série policial, sem recorrer a qualquer tipo de analgésicos.
Carta aberta a José Sócrates Autor: Pedro Carvalho Magalhães
Senhor Primeiro Ministro:
Venho protestar veementemente através de Vª Exª pelo nome dado ao computador que os vossos serviços resolveram distribuir aos meninos deste país (os que sobrarem do seu negócio com o Hugo Chavez na troca do petróleo, bem entendido). Eu, Pedro Carvalho de Magalhães, nunca mais poderei usar a minha assinatura sem ser indecentemente gozado pelos meus colegas de trabalho. Sempre assinei PC Magalhães e, desde que Vªs Exªs baptizaram o tal computador, tive que alterar todos os meus documentos. Uma coisa tão simples como perguntar as horas e a resposta que recebo é: - Então Magalhães... vai ao Google... Se vou à máquina de preservativos, há sempre uma boca dum colega: - Para quê, Magalhães? Não te chega o anti-vírus? Se vou ao dentista, a recepção é sempre a mesma: - Então o senhor Magalhães vem limpar o teclado... A minha mulher, Paula Carvalho Magalhães, também sofre pressões indescritíveis no emprego: Ontem uma colega veio da casa de banho com um tampão na mão e gritou: - Paula.... esqueceste-te da tua pen! Também o ginecologista não resistiu ao nome e, após a consulta, disse-lhe que tudo estava bem com as entradas USB! Nem o meu filho, Pedro Carvalho Magalhães, escapa ao gozo que o nome veio provocar. A Rita, a mocinha com quem andava há mais de 6 meses, acabou tudo com este argumento: - Magalhães.... vou à Staples procurar outro que a tua pega é muito pequena! Quando, devido a tudo isto, apanhei uma tremenda depressão que me impediu de trabalhar, fui ao psiquiatra. Ele olhou para o meu nome e disse: - Pois é, senhor PC Magalhães. Aconselho-o a passar pelo suporte técnico da Staples... podem ser problemas de memória RAM! Neste momento a minha mulher quer desinstalar-se e procurar alguém que tenha um nome 'decente'. Senhor Primeiro Ministro... porque diabo não puseram Sócrates a esse maldito computador? Queria que o senhor visse o que custa!
Atenciosamente, assina Pedro Carvalho M. (e não me perguntem o que é o M)
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões. Sua cama estava junto da única janela do quarto. O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas. Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres e famílias, das suas casas, dos seus empregos, onde tinham passado as ferias...E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, ele passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que ele conseguia ver do lado de fora da janela. O homem da cama do lado começou a viver a espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a actividade e cor do mundo do lado de fora da janela. A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes chapinhavam na agua enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos. Jovens namorados caminhavam de braços dados por entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvoresvelhas e enormes acariciavam a paisagem e uma ténue vista da silhueta da cidade podia ser vista no horizonte. Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava a pitoresca cena. Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia a passar. Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, ele conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a retratava através de palavras bastante descritivas. Dias e semanas passaram. Uma manha, a enfermeira chegou ao quarto trazendo agua para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida do homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia. Ela ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo. Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca. Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto. Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo la fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela... que dava, afinal, para uma parede de tijolo! O homem perguntou a enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela. A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede. Talvez ele quisesse apenas dar-lhe coragem...".
1559 Elizabeth I, filha de Henrique VIII e Ana Bolena, foi coroada rainha da Inglaterra. Durante seu reinado, a marinha inglesa derrotou a Invencível Armada espanhola.
1831 Victor Hugo terminou de escrever Notre Dame de Paris, mais conhecida como O Corcunda de Notre Dame.
1870 O burro foi usado pela primeira vez para representar o Partido Democrata americano. O símbolo dos republicanos é um elefante.
1915 O Japão, considerado uma potência mundial, pediu o controle econômico da China temendo a expansão do seu inimigo.
1934 Um terremoto causou a morte de 10.700 pessoas no norte da Índia.
1943 Foi inaugurado o prédio do Pentágono, departamento de defesa dos Estados Unidos. São 27,35 quilômetros de corredores por onde passam diariamente 25 mil pessoas.
1962 Pela primeira vez o Centro Meteorológico Britânico utilizou os graus centígrados. O fato ocorreu mais de 200 anos depois da morte do cientista que inventou a escala Celsius, batizada com seu nome.
1969 A imprensa anunciou que os países do Clube Atômico - Estados Unidos, União Soviética, França, Inglaterra e China - realizaram cerca de 900 testes nucleares no Oceano Pacífico.
1973 O presidente americano Richard Nixon suspendeu a ofensiva no Vietname. A guerra era travada entre o Norte, apoiado pelos comunistas, e o sul, que tinha apoio dos Estados Unidos.
1992 Tim Berners Lee, considerado o inventor da World Wide Web, lançou o primeiro browser (navegador) para a WWW.
2001 Foi criada a enciclopédia colaborativa virtual Wikipédia. A versão em português ou Wikipédia lusófona foi criada em junho de 2001.
Wikipedia faz 8 anosA famosa e controversa enciclopédia online completa hoje oito primaveras.
A Wikipedia deriva do projecto Nupedia, agora abandonado, cujo objectivo era criar uma enciclopédia livre. A Nupedia tinha um elaborado sistema de revisão, e requeria contribuintes altamente qualificados para a criação de artigos. O problema era que estes apareciam a um ritmo muito lento.Durante o ano de 2000, Kimmy Wales, fundador da Nupedia, e Larry Sanger, que Wales tinha empregado para trabalhar no projecto, discutiam formas de criar um projecto complementar mais aberto. Sugeriu-se que o ideal seria criar uma wiki, ou seja, um site que permitisse que os visitantes pudessem fazer alterações. A primeira wiki da Nupedia ficou online no dia 10 de Janeiro.Devido à resistência dos editores e revisores da Nupedia de ter um site associado a eles no formato wiki, o novo projecto foi apelidado de Wikipedia e lançado com o seu próprio domínio no dia 15 de Janeiro de 2001.O que começou por ser a “wikipedia.com” acabou por evoluir para a actual “wikipedia.org” que todos conhecemos, quando a Wikimedia Foundation foi criada. O objectivo foi mostrar aos internautas a natureza não comercial do projecto.
Vereador britânico usa nome falso para elogiar-se a si próprio em jornal
O vereador britânico Ben Grower, de Bournemouth (Inglaterra), utilizou um nome falso para fazer comentários elogiosos a si próprio no site do jornal "Daily Echo", revelou o periódico nesta terça-feira (13). Segundo o jornal, Grower usou o apelido "Omegaman" para postar comentários em reportagens. No entanto o "Daily Echo" descobriu que o apelido está registrado com o mesmo endereço do vereador. Ao comentar a reportagem sobre o projecto de construção do primeiro recife artificial da Europa próximo a Bournemouth, Grower escreveu: "Apenas dois vereadores parecem estar preocupados com essa confusão. Parabéns, aos vereadores Ratcliffe e Grower". Noutro comentário, sobre a expansão da cirurgia odontológica, ele auto-elogiou-se. Citando o seu nome e dos vereadores Ted Taylor e Beryl Baxter, ele disse que isso "mostra que há vereadores que se preocupam com seus múnicipes". O jornal disse que respeita o direito ao anonimato dos seus leitores, mas destacou que, quando um vereador pretende ser outra pessoa para melhorar a sua imagem, é de interesse público informar os leitores sobre isso.
Tears for Fears banda de pop/rock dos anos 1980, formada por Roland Orzabal (voz e guitarra) e Curt Smith (voz e baixo). A música desta banda foi principalmente criada por Orzabal, que no início se baseava na teoria do Grito Primal, do psicanalista Arthur Janov, que deu origem ao nome do grupo.
O grupo destacou-se pela versatilidade de temas usados nas suas canções, pelo detalhe e pela vigorosa utilização do sintetizador. Venderam mais de vinte milhões de discos e obtiveram vários discos de ouro e de platina.
Vindos do grupo de ska Graduate (dissolvida no início da década de 80) o grupo lança, contando com a participação de Ian Stanley nos teclados e Manny Elias na bateria, o álbum The Hurting (1983), onde apresentam uma música mais orientada pelo estilo techno e até mesmo gótico, e onde se encontra com mais vigor a teoria do Grito Primal. Contudo, o álbum de maior sucesso e considerado a obra máxima do grupo é Songs from the Big Chair (1985). O disco viria a vender mais de 10 milhões de cópias, e sucessos como Everybody Wants to Rule The World e Shout (ambas atingindo o 1º lugar nas paradas americanas) e Head Over Heels (3º lugar). O grupo sairia em tournée para só depois de quatro anos lançarem outro disco, mais pop (e sem a influencia psicanalista vista no início) ainda do que os anteriores, chamado Seeds of Love (1989). Hits como Sowing the Seeds of Love, Advice for the Young at Heart e principalmente a balada Woman in Chains (lançando a cantora Oleta Adams, antes desconhecida) atingem as paradas.
Devido a divergências crescentes entre Roland e Curt, com relação ao andamento do grupo, e como cada vez Curt participa menos na composição e nos vocais, a banda separa-se, e através de uma decisão judicial, Roland pode seguir com o nome da banda. Logo após, é lançada a coletânea Laid so low Tears Roll Down (Greatest Hits 1982-1992). Pelos Tears for Fears, Roland lança em 1993 o àlbum Elemental, que ainda conseguiu relativo sucesso com Break it Down Again, e Curt lança em carreira solo o fracassado Soul on Board. Seguem-se ainda Raoul and the Kings of Spain (1995, por Orzabal, ainda mantendo o nome Tears for Fears) e Saturnine Martial & Lunatic em 1996. Com as fracas vendas do último disco, Roland lança em carreira solo o disco Tomcats screaming outside, em 2001. A dupla reencontra-se em 2003 com a intenção de obter novamente o sucesso, com o álbum Everybody loves a Happy Ending.
Hoje no Flashback deixo-vos aqui um dos seus maiores sucessos, Woman in Chains. Disfrutem!!!
Como já puderam reparar, Um Novo Olhar já está a aplicar o Novo Acordo Ortográfico.Dada a complexidade do processo, durante alguns meses utilizarei nos post´s a ortografia nova e a antiga, para o que peço a compreensão de todos os que o visitam.Boas Leituras!