segunda-feira, 4 de maio de 2009

Viva Com Saúde


Wabi Sabi
Esta filosofia japonesa diz-lhe como ter uma casa saudável




Deite fora o desnecessário, utilize apenas objectos decorativos que tenham valor afectivo para si, aproxime-se da natureza...
O Wabi Sabi ensina-a a descobrir a beleza do imperfeito e a viver alheada da tirania da moda.
Depois do Feng-Shui chega o Wabi Sabi, uma visão estética japonesa baseada na aceitação da transitoriedade de tudo quanto existe e que inspira diversas manifestações da cultura nipónica, como o Haiku (poesia tradicional), o Ikebana (arte floral), o Shodo (caligrafia) ou o Chado (cerimónia do chá).
Trata-se de um convite para deixar de lado o perfeccionismo stressante (porque a busca do perfeito esgota as nossas forças) e passar a apreciar a beleza daquilo que é imperfeito e natural (tal como a vida), olhando para o mundo com a melancolia de quem sabe que a vida é passageira e, por isso mesmo, bela. Estes princípios, aplicados à decoração, ajudam a criar um lar harmonioso e saudável.

Abra as suas portas ao natural

Valorize as coisas antigas, com história. A cadeira que o seu avô esculpiu, a toalha que a sua avó bordou, a madeira natural das portas e das janelas (se lhes retirar a pintura), as dobradiças de ferro velhas: deixe-as exibir a sua origem natural. Desfrute das marcas deixadas pelo tempo.

A filosofia Wabi Sabi

A arte do Wabi Sabi, inspirada nos ensinamentos do Taoísmo e do Budismo, fundamenta-se na doutrina da simplicidade, da moderação, da naturalidade, da alegria, da melancolia, da assimetria e da não permanência.
Trata-se de perceber que a acção humana sobre o mundo deve ser tão delicada que não impeça a verdadeira natureza das coisas de se revelar, descobrindo a beleza que existe naquilo que tem as marcas do tempo e que ainda guarda em si a natureza. O conceito surgiu no século XV e define-se, de uma forma simples, como a arte da imperfeição.
Mantenha a ordem sem obsessões. A limpeza é uma forma de respeito pelo nosso meio envolvente. A sujidade é um espelho do estado mental de quem ali vive. O encanto das fendas de um chão ou de um tecto de madeira é maior quando não há rasto de sujidade.
Procure a espontaneidade. A sua casa é o lugar onde vive e a vida deixa marcas. Não deixe que a marca da mão do seu filho na parede ou que a base do telefone decorada com rabiscos o deixem ansioso. Assuma-o como parte da decoração da sua vida. Talvez um dia essas marcas já não estejam lá e sinta nostalgia do amor e ternura que representaram.
Desfaça-se do supérfluo. Os livros que não vai voltar a ler ou que não a marcaram, a roupa que já não vai usar, os objectos usados que já não vê como belos.
Recicle tudo o que conseguir. Permita que aquilo de que já não consegue desfrutar possa continuar a existir na vida de outras pessoas. E evoque, assim, a arte do efémero. Tudo muda, nada permanece.
Preste atenção aos detalhes. Espelhos, plantas, água, fogo, inclusive odores: da madeira, da roupa acabada de lavar, do sabonete das mãos... Perca tempo com estes detalhes para agradar os seus sentidos.
Proteja o silêncio. Coloque portadas ou persianas para reduzir o ruído dentro de casa. Isole as paredes caso seja necessário.

Video de Humor



POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE

Em Destaque


Cidadã portuguesa com H1N1



A portuguesa, de 31 anos, que esteve de férias no México e num outro país da América Latina foi contagiada com "o vírus da Gripe A, H1N1", revelou ontem Francisco George, director-geral da Saúde. "Uma vez verificado que o vírus corresponde a uma estirpe diferente da gripe sazonal, o que está agora a ser analisado é se corresponde à estirpe responsável pelo surto de gripe no México", acrescentou.
Está prevista para hoje a chegada dos resultados das análises pedidas a um laboratório inglês que trabalha com a Organização Mundial da Saúde (OMS). "A análise foi enviada para o laboratório, onde está a ser elaborado o perfil deste vírus novo", disse fonte do Ministério da Saúde
A cidadã portuguesa recupera em casa, permanece de quarentena e é observada com regularidade, tal como os familiares mais próximos. A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse na sexta-feira que a doente "já não apresenta sintomas de gripe e não recebe medicação adicional". Confirmada a gripe, a jovem terá recuperado sem necessidade de antivirais. Hoje, Ana Jorge irá fazer um ponto da situação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) explicou ontem à noite que "são os próprios países que testam o vírus e posteriormente notificam a OMS". Desde ontem que Portugal integra a lista do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, como tendo um caso provável de infecção.
Segundo este organismo, no espaço de nove horas houve um aumento de 30 casos confirmados na Europa, num total de 79. Espanha regista 44. Em todo o Mundo, já são quase mil os casos confirmados.
Com a propagação da doença, os cerca de 300 portugueses, que chegam amanhã a Lisboa provenientes do México, serão submetidos a uma avaliação médica. A delegada de Saúde do Aeroporto de Lisboa, Maria João Martins, confirmou que "eventuais casos suspeitos serão observados a bordo".

Transformers

Sean Connery

Cantinho das Estrelas


Festa de arromba até de madrugada



Apesar de estar grávida de cinco meses, Marisa Cruz não arredou pé da sua festa de casamento com João Pinto, na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia. Os recém-casados saíram juntamente com Tiago Pinto e a namorada, Bárbara Brilhante, às 05h00 de ontem, pelo portão traseiro da quinta, de forma a não serem vistos pela imprensa.
A festa começou às 18h00 de sábado, mas só às 19h30 Marisa e João foram casados pelo conservador. Seguiu-se um jantar para os 200 convidados, com bacalhau, vitela e petit gateau de chocolate como sobremesa.
Os noivos abriram a pista de dança ao som de Zé Manel, dos Fingertips, e dançaram horas a fio com os convidados, que levaram um ramo de orquídea como lembrança da boda.

Cartoon do Dia


Quando não há dinheiro para o Viagra...

Uma Música Para Ti



POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE

Um Poema Para Ti II


Cala-me o sonho...



Arranca-me as palavras que se começam a silenciar dentro do coração que se aperta, só porque te sabe tão longe de um sentimento que partilhámos, que somente eu partilhei.

É tão fácil ires embora sem olhar para trás, mas dói tanto ficar aqui a ver-te partir. A ver ir embora aqueles sorrisos de esperança que, tanta vez, cresceram dentro de mim só porque estavas ao meu lado.

Mata-me as rimas que navegam dentro da minha alma como uma caravela sem rumo... com o vento a bater nas suas velas e a levá-la para longe de um porto a que se possa ancorar.

Não me digas que é mentira, que nada disto está a acontecer e que é ilusão minha. Não me digas que amanhã estarás de volta para secar as lágrimas que me dás. Sabes bem que há-de haver um dia em que te darás conta desta verdade que me corrói os sentidos, mas aí não posso fazer nada, nada poderás fazer para compreender o tempo que passa a correr.

Cala-me o sonho que continua a sonhar no embalo das horas que se desfazem. Aquele sonho que sempre alimentei e dei vida porque sonhava que o podia manter numa qualquer gota de chuva que cai em noites de Verão.

Procura-me na sombra dos teus passos mortos quando um dia me quiseres encontrar, quando sobretudo, te quiseres encontrar no silêncio que cunhaste dentro de mim com um ferro em chamas que desfez em poeira o nosso amor, o meu amor!

Um Poema Para Ti


Somos o que sentimos...



Um dia à tua espera pensei,
porque estou aqui?
O que estou eu aqui a fazer?
Sabias a resposta,
nunca me disseste,
mas será que pensaste o quanto chorei por ti?
Deixei-me prender,
corria em tua direcção,
estive tão próximo de tudo
e tu alguma vez pensaste nisso?
O que poderia acontecer?
Disseste que sim vezes sem conta,
não me mentiste mas se o fizeste,
pelo menos estavas junto de mim.
Foram dias que partilhamos juntos,
horas com um sorriso imenso
e porque foi que o nosso amor
teve de terminar assim?
Porque me abandonaste?
Porque te aproveitaste de mim?
E eu que pensei,
esperei e um dia sorri,
apago agora essas expressões faciais
com as mágoas vincadas em mim.
Somos o egoísmo que sentimos…

Dá Que Pensar...


Avance sempre


Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar.
Mas é importante não parar.
Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.
Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo- se em grandes rios.
Continue andando e fazendo.
O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para a frente.
A cada momento intenso e apaixonado que você dedica ao seu objetivo, um pouco mais de si se aproxima dele.
Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.
Então continue andando e fazendo.
Não desperdice a base que você já construiu.
Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.
Pode não ser muito mas vai mantê-lo em jogo.
Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.
Mas, seja, lá o que for, continue...
O importante é não parar!

Histórias com Moral


O Dia e a Noite...



O mestre reuniu os seus discípulos e perguntou como era possível saber a hora exata em que a noite terminava.

— Quando podemos ver o primeiro brilho do sol — responderam todos.

— Nada disso. A noite termina quando podemos olhar no rosto do nosso irmão e ver que ele é o nosso próximo. Quando nos podemos levantar da cama sem nenhum remorso do que fizemos no dia anterior. Quando podemos dizer a nós mesmos que, custe o que custar, estaremos sempre agindo de acordo com a vontade de Deus.

“Enquanto não pudermos fazer isto, continuará sendo noite — mesmo que o sol esteja brilhando lá fora”.


Nunca se esqueça disso...