quarta-feira, 18 de março de 2009

Fora de Jogo

Factos e Curiosidades do Dia


18 de março


1940
O ditador da Alemanha Adolf Hitler acertou com o italiano Benito Mussolini a participação da Itália na II Guerra Mundial

1962

Um acordo assinado com a França tornou a Argélia independente e acabou com a guerra civil provocada por fundamentalistas islâmicos.

1965

O astronauta soviético Alexei Leonov tornou-se a primeira pessoa a andar no espaço.

1977

O piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace morreu aos 32 anos num acidente aéreo.

1992

A Microsoft lançou o Windows 3.1, a versão mais popular do sistema operacional antes do surgimento do Windows 95.



Nasceram neste dia...

1690 - Christian Goldbach, matemático prussiano (m. 1764).
1792
- António José de Sousa Noronha (na imagem), militar e estadista português (m. 1860).

1858
- Rudolf Diesel, engenheiro alemão (m. 1913).


Morreram neste dia...
1584
- Ivã IV da Rússia (n. 1530).

1871 - Augustus De Morgan, matemático britânico (n. 1806).
1907 - Marcellin Berthelot, político e químico francês (n. 1827).

Em Destaque

A mãe, Sandra Cardoso, vai levar o caso a tribunal

Aluna admite estalo a docente
"Só me defendi. Dei-lhe um estalo depois de ela me bater. Não me quis explicar porque queria que eu fosse outra vez de castigo para a sala de estudo", explicou ao CM a aluna de 13 anos que agrediu uma professora anteontem na escola EB 2,3 Aires Barbosa, em Esgueira, Aveiro. As declarações da estudante e dos pais, revoltados com o sucedido, contrariam a versão oficial da escola, que adiantou que tudo ocorreu numa aula quando a menina "mal comportada, repetente e com um trajecto escolar atribulado" não acatou uma ordem. "Os pais dizem que ela é muito nervosa mas isso não é desculpa", referiu a presidente do Conselho Executivo da escola, Elsa Jorge. A professora agredida teve de ir ao hospital. A conclusão do inquérito será hoje conhecida, tal como a sanção disciplinar.

"Se a minha filha for transferida, a professora também tem de ser", disse a mãe, Sandra Cardoso, que chamou a atenção para as pisadelas que a filha ostenta, prometendo levar o caso a tribunal. Na Quinta do Simão, Cacia, Aveiro, familiares e vizinhos estavam irritados.

"Não tinha o direito de bater na minha filha", continuou a mãe, desempregada, de 32 anos, que tem mais cinco filhos menores. Uma das filhas, com 14 anos, também estuda naquela escola. "Se a professora tivesse carinho pelos alunos isto não tinha acontecido, andava a implicar com ela há três meses", lamentou o pai.

Video de Humor



POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE

Momento de Humor

Transformers

O Mundo Está Louco


Gato pede esmola com cartaz: "preciso de dinheiro para comprar peixe"


Gato pede esmola numa cidade da Bielorussia. Animal permanece no local com um cartaz, que diz: 'preciso de dinheiro para comprar peixe'. Felino não abandona o seu lugar e protege o dinheiro apenas com o olhar. A proprietária do gato fica nas proximidades.

Segundo o site 'englishrussia.com', a mulher disse que tinha salvo o gato, mas, como já contava com outros animais de estimação, não poderia alimentar todos eles. Por isso, ela decidiu levá-lo junto para pedir esmola na cidade.


Ele há com cada uma...

Cantinho das estrelas


Beto e Ruth Marlene muito próximos


Conheceram-se durante uma festa na discoteca BBC, em Lisboa, e desde então têm estado inseparáveis. Sempre que vem a Portugal, Beto faz questão de estar com Ruth Marlene, que também já fez muitos quilómetros para passar uns dias com o novo amor. Recentemente, a cantora deslocou-se a Huelva – cidade onde Beto joga – só para namorar com o futebolista.

'Eles já estiveram juntos várias vezes e sempre que vem a Lisboa o Beto está com a Ruth. Ainda estão a conhecer-se, e para já não querem assumir nada, mas é verdade que estão a gostar um do outro', revelou uma amiga da cantora, acrescentando que esta está bastante interessada no jogador do Huelva: 'Desde que ficou sozinha que a Ruth não se tinha interessado por ninguém mas com o Beto está a ser diferente. Só o tempo dirá se vai correr bem ou não – mas posso dizer que eles estão bastante interessados um no outro e que, em breve, podem mesmo assumir a relação.'


À Conversa com...

Tem hoje inicio neste blog, um espaço onde irei entrevistar algumas figuras públicas da nossa praça. Para começar, tenho o prazer de vos apresentar aquele que é o homem forte da Discoteca kadoc, em Vilamoura. Custódio Guerreiro, o responsável pelo sucesso de uma das melhores casas de diversão noturna do país.






Custódio Guerreiro



Um sem número de pessoas sempre tentou denegrir o teu nome e imagem. Quais são as razões porque julgas que isso acontece?

Sempre fiz o que acho que estava correcto para o bem da Kadoc, do staff, dos clientes e por ultimo por mim; por isso há sempre gente que de nada é capaz mas critica como Luis de Camões dizia " velhos do Restelo ", enfim temos de saber viver com eles


Hoje, com te sentes?

Sinto-me orgulhoso daquilo que consegui, o Algarve e Portugal pode se orgulhar de ter uma Discoteca que é conhecida em todo o mundo.


Se hoje fosse possível alterar alguns passos no seu trajecto, o que farias?

Não me costumo arrepender do que faço, pois pondero bem todos os passos e aqueles em que errei tento aprender e tentar não os voltar a cometer


Alguma vez abdicaste da tua vida pessoal em detrimento da Kadoc?

Acho que praticamente todos estes 21 anos que estou a na noite, primeiro na Trigonometria e depois na Kadoc


Ainda tens sonhos?

Sim, nunca podemos deixar de sonhar, apesar dos tempos serem outros.


É possível recuperar os grandes anos da kadoc?

Como te disse os tempos são outros, mas tudo se recupera e não concordo com aqueles que desistem, todos podemos levantar cabeça e ir para a frente.


Perfilhas da ideia, de que os profissionais da noite, dão mais de si do que recebem de compensação?

Completamente, mas também há muitos que vivem em ilusões e fantasias e fazem-se passar por heróis e quando se olham ao espelho e meditam sentem medo de si próprios.


Liderar uma discoteca como a kadoc, exige lealdades e muita frontalidade. Sendo a noite fértil em casos e um espaço, onde existe sempre alguém a querer o lugar do parceiro, como é que se sobrevive?

Temos de ser astutos e precaver-mo-nos, pois na humanidade existe a inveja e é perigosa não porque nos destrói mas porque complica as coisas.


Aceitas que ao longo dos anos, o teu sucesso incomodou muita gente?

Se incomodou não o fiz por isso, sempre a pensar nos clientes e empregados.





Sentes-te um craque?

Não, sou uma pessoa simples igual as outras que cresceu pobre, soube dar valor a vida e lutou por tudo o que tem honestamente e com respeito por todos.


Como é que se consegue, chegar aos 18 anos de vida de uma kadoc sempre na boca do mundo?

Tentando estar na vanguarda da animação e de sempre surpreender o seu público.


Em termos de imagem da casa, como é que as coisas se processam?

Um estilo para todos, liberal, onde há um espaço para todos, dentro de uma certa qualidade.


Aceitas que o "target" e imagem da casa se foram alterando com o tempo?

Neste momento que se vive, onde todos apregoam a "crise", todos os empresários se amedrontam e as pessoas, então ninguém gasta dinheiro, ninguém investe e os empresários despedem gente, ora a noite desleixou-se um pouco e as casas para sobreviverem deixam entrar toda a gente e é claro aquele que se vestia bem para sair começa a ver que é o único e ou não sai ou sai conforme vem do trabalho.


Como é que encaras a concorrência?

A concorrência é saudável e faz muita falta, quanto mais melhor leva mais gente a vir para a rua, a sair e depois faz com que as casas entrem em competição, não se acomodem.


Como vês a manutenção da discoteca Black Jack, isolada em Vilamoura, mas sempre a dar cartas no mercado?

Aquela gente é de se tirar o chapéu, pois lutam e lutam para conseguir manter o nome em voga, também têm a responsabilidade da renda, coisa que a kadoc não tem nem o Kiss e penso que mais nenhuma, Ubi, Katedral.


Como definirias o Verão 2008? E a Passagem do ano?

A kadoc passou por uma fase do Tecno onde outros interesses se levantaram e claro todos aqueles clientes que a kadoc possuía viraram-se para outro lado ou deixaram de sair e agora nestes últimos anos tem vindo a recuperar e bem, cada vez que abre é mais um sucesso e vamos batendo recordes dos últimos anos, sempre a subir em facturação, clientes, e qualidade.


Achas que vão continuar a fechar mais casas?

Claro é a lei da vida, só resistem os melhores, faz parte da Natureza; " na selva só sobrevivem os mais fortes e são esses que depois têm possibilidade de procriar".


Admiras alguém em especial?

Na noite e dos que conheço bem, admiro José Manuel Trigo, acho-o com uma visão daquilo que o Algarve necessita, de qualidade e muita atenção com o cliente; quanto aqueles que me definiram como sou hoje aprendi com o Francisco Rocha e uma pessoa muito especial a nível de lidar com a noite e os clientes, Tó Domingos; e claro nos últimos anos os meus patrões cada um tem o seu estilo de levar a noite e claro nós tiramos partido daquilo que mais tem a ver connosco e aprendemos, vemos como eles fazem e tentamos fazer melhor ainda, conjugando tudo o que aprendemos ao longo da vida.


O negócio da noite já não é o que era?

Não e esta a vista de todos, mas pelas razões que disse atrás, anunciam uma crise que depois se torna em bola de neve.


Toda a gente fala na crise? O que pensas disso?

Também já te respondi, eu sou uma pessoa positiva e ambiciosa não atiro a toalha ao tapete sem mais nem menos e ninguém gosta de se aproximar de cães magros e com pulgas, se anunciamos o todos os ventos "aia a crise, ai a crise" toda a gente tem medo e resguarda-se, e depois ainda há os empresários que se aproveitam e despedem mais uns quantos com a desculpa da crise; não devemos esconder os problemas, mas devemos assumir e enfrentá-los.


Em relação ao curso de gestão que estás a tirar, está quase na fim?

Falta um ano, estou a gostar muito de ter voltado a estudar e talvez continue; meti-me nisto por ser o primeiro na minha família a frequentar a Universidade, mas queria ser um exemplo para os meus filhos, enquanto tiver tempo e possibilidades vou continuar.


Pensas seguir uma carreira na área em que te vais licenciar?

Sim


Sonhos, acalentas algum?

Muitos, mas ainda gostava um dia ser util a sociedade geral, talvez um cargo politico, não sei, adoro quando vejo aquela casa cheia e toda a gente a se divertir, eu preocupado com que tudo corra bem, noites de passarem por ali 13.000 pessoas e tudo nas minhas mãos, não pode falhar nada, é incrivel depois sentir o resultado do nosso trabalho.


E pronto, aqui ficou a primeira entrevista de muitas que se irão seguir.
Aqui fica o meu muito obrigado ao Custódio Guerreiro pelo tempo dispensado. Por tudo quanto tem feito por aquela casa, ele merece o reconhecimento.