quarta-feira, 15 de abril de 2009

À Conversa Com...




Maria João Bastos



Maria João David da Silva Bastos é uma atriz portuguesa, já com 16 anos de carreira.
Nasceu em Benavente, a 18 de Junho de 1975. É licenciada em Ciências da Comunicação.
Fez várias produções brasileiras, tornando-se uma actriz conhecida no Brasil. Assinou em 2007, um contrato de exclusividade com a estação de televisão portuguesa, TVI. É embaixadora da marca de automóveis Jaguar, e representante da marca italiana "Furla", em Portugal.

Quando as gravações de ‘Equador’ chegaram ao fim, a actriz viajou para Madrid, Espanha, onde fez um curso no famoso Estúdio Corazza. Durante dois meses, juntou-se a outros actores profissionais oriundos de vários cantos do Mundo e treinou o seu mais precioso “instrumento de trabalho”: o corpo, a mente, as emoções. Agora volta ‘renovada’ ao mundo da ficção e às gravações de ‘Flor do Mar’, na TVI, no papel de Gabriela, uma mulher do povo humilde, morena, sensual, que vive rodeada de flores.


Que representou na sua carreira ter feito a série da TVI ‘Equador’?
‘Equador’ foi um projecto muito marcante na minha carreira profissional. Tenho muito orgulho em participar numa produção que, seguramente, será um marco na ficção portuguesa.


A Ann Rhys-More teve a densidade dramática que aprecia numa personagem?

A Ann é uma personagem muito complexa para uma actriz desenvolver e trabalhar, foi um grande desafio. Foi uma personagem que me marcou, que me deu um imenso prazer e que, acima de tudo, me ensinou muito e me fez crescer enquanto actriz.


Foi difícil falar português com um forte sotaque inglês?

Não é fácil fazer uma personagem com sotaque, é necessário muito trabalho para que se crie uma forma de falar que seja natural para nós e para o público. Não se pode estar a representar e a pensar no sotaque ao mesmo tempo. Para isso é preciso muito treino para no momento de gravar estarmos seguros e tudo sair naturalmente.


Se a camaradagem com Marco d’Almeida pode ter facilitado as cenas mais íntimas, como foi com Filipe Duarte? Já tinha contracenado com este actor?

Foi a primeira vez que trabalhei com o Filipe e gostei muito, é um actor muito preparado e intenso. É muito bom quando trabalhamos com bons profissionais, e nesse aspecto tive muita sorte em ‘Equador’. Quer o Filipe Duarte, quer o Marco d’Almeida são excelentes actores, o que torna tudo muito mais interessante e desafiante.


Qual era a motivação de Ann, que a leva a trair o marido e o amante com um terceiro homem? O sexo?

A Ann já está criada e o meu trabalho feito, agora cabe ao público interpretar quem é esta mulher e por que conduziu as coisas da forma como as conduziu. Não quero induzir o público a interpretações que fizeram parte do meu processo de construção.


Que pensou do guarda-roupa de Ann?

Gostei bastante. Julgo que, de uma maneira geral, o guarda-roupa de todas as personagens está muito bem conseguido. Pessoalmente, é uma época [começo do século XX] que me atrai a esse nível, tudo é muito requintado e bonito.


Aos domingos, acompanha a série ‘Equador’ pela TVI?

Nos dois últimos meses tive de recorrer ao YouTube para ver ‘Equador’ pois encontrava-me a viver em Madrid. Agora vou, certamente, estar colada à televisão todos os domingos. Não perco a série, não só por uma questão profissional mas também porque a considero uma excelente série.


Depois de ‘Equador’, viajou para Madrid para fazer um curso. Que tipo de formação recebeu?

Estive dois meses no Estúdio Corazza a fazer um trabalho de treino para actores profissionais. Foi muito importante. Era algo que queria mesmo fazer. Sentia uma forte necessidade de parar um pouco e de ter tempo para ouvir e estimular o meu ‘instrumento de trabalho’. Foi isso que procurei com esta experiência e correu muito bem. Acho importante treinarmos os nossos processos criativos. Aprofundarmo-nos e renovarmo-nos.


Não foi um curso de interpretação?

Foi um treino para actores profissionais, não é propriamente uma formação. Através de vários exercícios, treinámos as nossas flexibilidades, o nosso processo criativo. É preciso parar para ouvir o nosso corpo, a nossa mente, as nossas emoções, avaliar em que estado estão e exercitá-las. O corpo, que é o meu instrumento de trabalho, precisa de ser afinado. Só assim nos renovamos.


É um curso para repetir?

Espero poder repetir esta experiência muitas vezes ao longo da minha vida. O curso excedeu as minhas expectativas. A escola foi, verdadeiramente, uma experiência fantástica, ainda que não tenha sido muito diferente do que fiz em Nova Iorque.


Que pode adiantar sobre o papel de Gabriela que vai fazer na telenovela ‘Flor do Mar’?

A Gabriela trabalha numa plantação de flores. Nunca fiz nada parecido com o trabalho que vou fazer nesta personagem. Neste sentido, vai ser um desafio para mim. É isto que me move, fazer trabalhos diferentes para apresentar ao público. Foi este factor que me levou a aceitar a proposta de trabalho.


Dá uma espreitadela às telenovelas brasileiras da Globo? Que opinião tem sobre elas? Não considera que, neste momento, a ficção da Globo estagnou e precisa de ser renovada?

Confesso que não tenho o hábito de ver as novelas brasileiras, por isso, neste momento, não tenho conhecimento para avaliar como está a ficção no Brasil. Mas a Globo é uma grande produtora que sempre fez bons produtos e, decerto, continuará a fazer.


Em Portugal continua a investir-se, de facto, pouco no trabalho de preparação das personagens?

Penso que também isso está em mudança na ficção em Portugal. Mas implementar isso também faz parte dos actores. A preparação é um trabalho importantíssimo e sem o qual, a meu ver, um actor não pode desenvolver um bom trabalho. Para mim, é fundamental, e não consigo trabalhar de outra maneira. É muito importante que haja um apoio e uma estrutura disponível que proporcione aos actores as condições necessárias para desenvolver determinada personagem. Em ‘Equador’, por exemplo, tivemos um grande apoio da produção, que nos proporcionou uma estrutura para prepararmos as nossas personagens. Todavia, sinceramente, penso que também deve partir dos actores uma mobilização para que cada vez mais essa estrutura seja vista como uma ferramenta essencial.


Na ficção nacional, há improviso e liberdade de interpretação q.b?

Existe um trabalho feito pelos autores, que deve ser respeitado, mas há alguma flexibilidade para adaptarmos esse guião ao nosso trabalho. Uma vez que tenhamos um grande conhecimento da personagem e uma grande segurança nas nossas propostas, acredito que as sugestões de um actor são, na maioria das vezes, uma mais-valia para a história e desenvolvimento da personagem.


Sendo uma figura pública, que defesa arranjou para passar incólume aos boatos e mexericos sobre a sua vida privada?

Concentro-me naquilo que realmente considero importante, que é o meu trabalho, e tento não dar qualquer importância a esses boatos.


É espectadora de televisão? Que vê? Há alguma série da qual seja fã?

Gosto muito de ver programas como ‘60 Minutos’ e ‘Toda a Verdade’. Também gosto de ver a Oprah, considero-a uma grande profissional e um ser humano fantástico.


Pratica alguma actividade física com regularidade?

Gosto de praticar ioga e pilates.


Um estilo de música...

Soul


Um cantor...

Rodrigo Leão


Uma cantora

Sade, Amy Winehouse


Um livro

Um, não, dois. "Como Água para Chocolate", de Laura Esquível e "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago


Um filme

"O Amante", de Jean-Jacques Annaud


Um Ator

Três. Robert de Niro, Al Pacino e Johnny Depp. É dificil escolher...


Uma Atriz

Cate Blanchett


Um Poeta

Ruy Belo. E um outro novo que muito em breve começará a dar nas vistas... (risos)


Um Poema

"Muriel", de Ruy Belo


Foto do Dia



A propósito da tentativa por parte de Madonna, para tentar adoptar mais uma criança, a foto do dia mostra-nos algumas crianças no Malawi.
O Malawi é dos países do mundo com maior número de mortes por SIDA.
Só em 2007, 68 mil pessoas sucumbiram a esta doença.
Muitas destas mortes poderiam ter sido evitadas se o Malawi tivesse acesso aos medicamentos anti-virais.
Num País com 13 milhões de pessoas, mais de um milhão são orfãos.
Sem palavras...

Fatos e Curiosidades do Dia


15 de Abril


1450
Guerra dos Cem Anos: ocorre a Batalha de Formigny entre a França e a Inglaterra.

1865
O presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, foi atingido por um tiro disparado pelo ator John Wilkes Booth, no Teatro Ford, em Washington.

1915
Ocorre o Genocídio Arménio no Império Otomano.

1923
A insulina, extraída do pâncreas da ovelha, foi liberada para tratamento em geral.

1945
É libertado o campo de concentração de Bergen-Belsen pelas tropas britânicas.

1959
O ditador cubano Fidel Castro visitou os Estados Unidos pela primeira vez depois da revolução.

1990
A atriz Greta Garbo(na imagem) morreu de causas naturais aos 85 anos.

1998
Pol Pot, ex-ditador do Camboja e líder da guerrilha comunista Khmer Vermelho, morreu aos 73 anos de ataque cardíaco. Ele foi responsável pela morte de 2 milhões de pessoas entre 1975 e 1979.

2001
O ex-vocalista da banda Ramones, Joey Ramone, morreu de câncro, aos 49 anos, em Nova York. Ele foi um dos pioneiros do punk rock. Todos os integrantes da banda adotaram o sobrenome Ramone mesmo não sendo irmãos.


Nasceram neste dia...

1452 - Leonardo da Vinci, artista e cientista italiano (m. 1519).
1684 - Czarina Catarina I da Rússia (m. 1727).
1809 - Hermann Grassmann, matemático alemão (m. 1877).

Morreram neste dia...

1828 - Francisco Goya, pintor espanhol (n. 1746).
1865 - Abraham Lincoln, político norte-americano (n. 1809).
1990 - Greta Garbo, atriz sueca (n. 1905).

Viva com Saúde



Radiestesia
Saiba mais sobre esta ciência


É uma ciência que estuda os campos de energia emanados por pessoas e objectos. Baseia-se numa forma de sensibilidade que pode ser facilmente adquirida, por qualquer pessoa, através de treino.
O termo radiestesia deriva da palavra latina radius, que significa radiação, e da palavra grega aisthesis, que se traduz por sensibilidade. A palavra radiestesia significa, assim, sensibilidade às radiações. Esta ciência parte do princípio que tudo no universo emite uma energia.
É, portanto, uma ciência que estuda os campos de energia emanados por pessoas e objectos. Este campo energético emitido possui graus diferentes, a energia emitida varia de objecto para objecto.
Da mesma forma, um órgão saudável emite uma energia diferente de um órgão doente. O homem vive rodeado de energias, sejam elas provenientes de instalações eléctricas, satélites, microondas, redes de alta tensão entre outras fontes. O problema é que só nos apercebemos dos seus efeitos quando estas nos prejudiquem.
A radiestesia é a ciência que permite o contacto com as ditas energias, através da sensibilidade do radiestesista. Existem diversos instrumentos que são usados na prática radiestésica, sendo o mais famoso o pêndulo, dada a facilidade de manuseamento e a precisão do diagnóstico fornecido por este aparelho.
Entre as várias aplicações da radiestesia, são de destacar a localização de pessoas desaparecidas, a análise das condições de saúde de uma pessoa e saber quais os alimentos mais adequados ao organismo de cada um. Na zona rural, por exemplo, é utilizada para localizar água no subsolo.


Tipos de radiestesia


Existem muitas modalidades de radiestesia, entre as quais:

Radiestesia Hidromineral
É utilizada na prospecção de lençóis freáticos, de jazidas minerais e outros recursos importantes para a indústria.

Radiestesia Geobiológica ou Geobiologia
É utilizada na detecção de anomalias energéticas do meio ambiente que, segundo comprovado pela radiestesia, são responsáveis por várias doenças e problemas de saúde.

Tele-Radiestesia
É praticada com a ajuda de mapas, para se fazerem prospecções radiestésicas à distância. É utilizada na localização de água, de pessoas, de objectos perdidos, etc.

Radiestesia Clínica
É praticada para detectar e analisar desequilíbrios energéticos no corpo humano. Estes desequilíbrios são a causa das doenças que atingem o organismo.

No entanto, a análise radiestésica não pode ser vista como um diagnóstico médico, que procura descobrir desequilíbrios orgânicos do corpo humano. Esta análise visa detectar anomalias energéticas subtis no corpo do homem, e não no seu corpo físico.

Video de Humor



POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE

Em Destaque


Professora de Braga acusada de abuso sexual de alunas


Uma professora de português da Escola EB 2,3 André Soares, em Braga, é acusada de ter abusado sexualmente de duas alunas de 12 e 13 anos, noticia hoje o “Correio da Manhã”.
A professora, de 38 anos, que fazia questão de abordar a sexualidade nas aulas abertamente, chegou a incentivar relações sexuais entre alguns dos alunos, de acordo com testemunhos, e a dar conselhos sobre como melhorar a vida sexual.
Os crimes de que é acusada, terão ocorrido no ano lectivo de 2006/2007, dois deles na escola e um terceiro numa casa de férias da professora, na Póvoa de Varzim. Mensagens SMS, cartas e cartões com insinuações, enviados aos alunos, a quem chamava de “afilhados”, intitulando-se ela própria de “madrinha espacial”, estão entre as provas.
A mulher, que está proibida de contactar com menores de 16 anos e está a ser avaliada mentalmente, e que terá desenvolvido, por uma das vítimas, uma paixão obsessiva e doentia, relata o “Correio da Manhã”, faltou à primeira sessão do julgamento que devia ter ocorrido ontem.

Cantinho das Estrelas



Elsa Raposo
Polémica: “Fui convidada para posar na ‘Playboy’”


Depois de fazer muitas produções arrojadas e com pouca roupa, Elsa Raposo acha que chegou a hora de mostrar tudo, mas aos brasileiros.
A apresentadora garante ter recebido um convite da revista ‘Playboy’ brasileira e conta que o negócio ainda não está fechado. "Vou ao Brasil no final do mês para tratar de pormenores, mas o convite está feito. Disseram-me que o interesse em mim era por ser noiva do João Kléber e também por ter família brasileira", disse Elsa ao CM, já a pensar no cachet. "Sei que a proposta-base é de 100 mil euros."
Na ‘Playboy’, entretanto, ninguém sabia... do convite.
"Nunca houve nenhum contacto da nossa parte e nem sei quem é essa pessoa. Como é que se escreve o nome dela?", disse Edson Aran, director da publicação, contactodo pelo CM. A falta de interesse dos brasileiros em Elsa Raposo é simples. "A ‘Playboy’ jamais optaria por uma capa estrangeira porque está totalmente voltada para celebridades nacionais", disse Aran.

ADRIANE É A MAIS BEM PAGA
A apresentadora Adriane Galisteu foi a brasileira que recebeu mais dinheiro para tirar a roupa para a ‘Playboy’. Em 1995, numa produção que mostrava a apresentadora a depilar-se, Adriane recebeu cerca de 400 mil euros para fazer o trabalho.
No ranking das mais bem pagas seguem-se a dançarina Scheila Carvalho, que ganhou 280 mil euros pela produção, e em terceiro lugar ficou a Big Brother Iris Stefanelli, que arrecadou 200 mil.

Transformers


Cartoon do Dia


O Mundo Está Louco


Artista quer fazer 'upgrade' em orelha transplantada no braço


Stelios Arcadiou, 62, ganhou fama quando, há cerca de três anos, fez um implante para levar o formato de uma orelha no seu braço. Agora, o artista quer ir mais longe, colocando na sua terceira orelha transmissores que divulgarão on-line, em tempo real, o que está ouvindo – seja no seu iPod ou até mesmo a conversa dos passageiros de um autocarro, por exemplo.
Também conhecido como Stelarc, o artista nascido no Chipre também pretende colocar um lóbulo macio na orelha do braço, usando para isso as suas células-tronco. Segundo o jornal britânico “The Sun”, ele falou sobre os planos durante um festival internacional de ciência, em Edimburgo, nesta segunda-feira (13).
Arcadiou, que vive na Austrália, passou cerca de dez anos procurando um cirurgião que pudesse realizar a controversa cirurgia para criar a terceira orelha. De acordo com o "Daily Mail", pesquisadores da Universidade Nottingham Trent criaram-na em laboratório, a partir de células, e fizeram o implante em 2006.

Uma Música Para Ti



POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE

Um Poema Para Ti II


Os Dias passam...


Fecho os olhos e toco-te...
Quase te alcanço
Na distância dos dias
Que passam, sem te ver.
Sei de cor os traços do teu rosto,
As linhas subtis
Que marcam cada sorriso.
Conheço cada gesto
Como se fosse meu.
E no entanto,
Os dias passam
E a saudade alimenta-se de mim,
Corrói cada centímetro
Da minha pele,
Cada milímetro
Da minha alma...
O coração?
Esse já não existe!
Foi contigo...

Um Poema Para Ti


Morto por dentro


Tenho no olhar uma lembrança doce
Dos belos tempos que comigo estavas
Murmuro o teu nome como se fosse
reviver o amor que outrora me davas

Tenho em minhas mãos o teu calor
O teu cheiro que ficou no ar, pairado
Em meu peito tenho a minha dor
Rasgando a minha alma num grito calado

Tenho em mim os beijos de outrora
Tão quentes, tão doces tão cheios de amor
Naquela noite em que tu fostes embora
Eu morri por dentro pela imensa dor

Dá Que Pensar...


Riscos


Para alcançar qualquer objetivo, há sempre um risco envolvido. Muitas pessoas dizem: "não vou correr risco nenhum; não quero ter problemas!"…
O que elas não imaginam é que: é justamente no meio do problema que se encontram os melhores frutos… Há uma lei funcionando neste planeta que assegura que as recompensas vêm depois do risco, e não o contrário.
A maioria de nós começa a vida com uma atitude saudável em relação ao risco. Quando somos crianças, mal podemos esperar para tentar novas aventuras… Uma criança saudável e feliz, assim como um adulto saudável e feliz, adora testar-se e aceitar desafios. Quando damos aqueles primeiros passos incertos, ao começarmos a dominar a arte de andar, estamos correndo riscos. E adoramos isso!
Mas, de alguma maneira, entre a idade de 2 e 22 anos, muitas pessoas passam por uma dramática mudança de atitude. Ficam preocupadas em manterem-se sempre sãs e salvas; então, passam as noites coladas na frente da televisão, fascinadas com as ousadas aventuras dos super-heróis de celulóide. Ou então, "engolem" grandes doses de novelas e séries, enquanto as suas próprias vidas degeneram para um interminável seguimento de um ano insuportável após o outro.
O tempero da vida está justamente em fazer coisas novas, em moldar algo com nossa própria substância. A busca pela segurança mina a nossa força vital… Ser diferente é arriscado, mas também significa poder ser você mesmo…Na verdade, o universo está continuamente a encorajar-nos a testarmo-nos, a superármos os desafios e a sermos extraordinários. Para ganhar, devemos arriscar. Para aprender a andar, devemos arriscar a cair e magoar. Para ganhar um euro, devemos arriscar a perdê-lo, e as pessoas que ganham o máximo arriscam o máximo. Os vencedores correm mais riscos do que os perdedores. Por isso é que eles ganham tanto…
Em poucas palavras: nós temos uma escolha.
A escolha entre viver de verdade ou apenas existir.
Arranjar um novo emprego é um risco. Atravessar uma rua é um risco. Começar um negócio, um relacionamento ou uma família é um risco… A vida é um risco.
Então, vamos caminhar um pouco por esse pomar e colher algumas frutas!

Histórias com Moral


Persistência versus Mudanças


Contam que certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou-se.
Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz. Continuou a debater-se, a debater-se e a debater-se por tanto tempo, que, aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi-se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca tenaz conseguiu com muito esforço subir e dali alçar vôo para algum lugar seguro.
Durante anos, ouvi esta primeira parte da história como elogio à persistência, que, sem dúvida, é uma hábito que nos leva ao sucesso, no entanto…
Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido ou acidente, caiu novamente no copo. Como já havia aprendido na sua experiência anterior, começou a debater-se, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem uma palhinha ali, nade até lá e suba por ela" A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se no sucesso da sua experiência anterior e, continuou a debater-se e a debater-se, até que, exausta, afundou no copo cheio de água.
Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças de ambiente e ficamo-nos esforçando para alcançar os resultados esperados, até que afundamos na própria falta de visão…
Isso acontece quando não se ouve aquilo que diz quem está de fora da situação.