segunda-feira, 18 de maio de 2009
Viva Com saúde
Acupressão: vá pelos seus dedos
Precursora da acupunctura, a acupressão tem a vantagem de poder ser praticada pela própria pessoa.
Técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que a acupressão seja precursora da acupunctura, já que, enquanto terapias, têm por base a mesma fundamentação teórica: os meridianos e pontos estimulados desfazem os bloqueios energéticos que estão na origem das doenças. De acordo com a crença chinesa, tanto a acupunctura como a acupressão promovem a saúde através do reequilíbrio da energia vital – o Qi. Pressionando de forma correcta os chamados "pontos de pressão", elas auxiliam o processo da cura ao libertar o fluxo de energia e permitir que ele flua naturalmente através de canais interligados e invisíveis, os meridianos.
Auto-cura
A vantagem da acupressão sobre a acupunctura é que dispensa as agulhas e pode ser praticada pela própria pessoa. O que não quer dizer que seja acessível a todos, já que existem técnicas específicas da aplicação da acupressão. Onde alguns sítios apenas se pressiona, em outros será necessário massajar; se num a pressão é suave, noutro deve ser firme e constante Algumas escolas descobrem os pontos de pressão por palpação do próprio doente, no decurso da terapia. Mas dado ser praticamente isenta de efeitos secundários (ver caixa "Contra-indicações") e incluir alguns procedimentos mais simples, a prática individual da acupressão pode permitir o alívio rápido de pequenos problemas de saúde. Afinal, milhões de chineses usam-na há anos, tendo mais recentemente sido adoptado o ensino de técnicas de auto-acupressão nas escolas.
Fundamentação científica
Em 2006, um estudo publicado no The Journal of Alternative and Complementary Medicine revelava como alunos universitários conseguiam manter-se mais alertas e concentrados durante as aulas, através da aplicação de pressão localizada em determinados pontos de pressão. Vários estudos reconhecidos validaram também o tratamento de náuseas e enjoos através da estimulação de um ponto de pressão específico, o P6. "Mais eficaz do que fisioterapia", é como classificam os autores do estudo publicado no British Medical Journal, também em 2006, o efeito da acupressão no tratamento das dores lombares.
Contra-indicações
Não experimente a acupressão se:
- Estiver grávida;
- Tiver problemas cardíacos, doença renal ou problemas pulmonares;
- Se o ponto estiver sobre uma ferida aberta, cicatriz, veia varicosa, cicatriz de operação ou nódoa negra.
- Se o ponto estiver junto a gânglios linfáticos ou tumor conhecido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Esteja à vontade para deixar o seu comentário