quarta-feira, 6 de maio de 2009
Em Destaque...
Rússia expulsa diplomatas da NATO
A Rússia retirou a acreditação diplomática a dois funcionários da NATO como resposta à expulsão de dois dos seus diplomatas de Bruxelas e depois de qualificar de "provocação" a manobras da Aliança Atlântica, que esta quarta-feira tiveram início na Geórgia.
Os dois diplomatas canadianos são a directora do gabinete de informação da NATO em Moscovo, Isabelle François, e outro funcionário do mesmo departamento Mark Opgenorth.
O porta-voz da embaixada canadiana em Moscovo, Nicholas Brousseau, referiu que 'o Canadá lamenta profundamente esta decisão que é contraproducente para os nossos esforços e dos aliados da NATO de tentar retomar a cooperação com a Rússia'.
Na semana passada, dois diplomatas russos, Viktor Kutchakiv e Vassili Tchijov, destacados para a missão da Rússia na NATO, em Bruxelas, souberam que já não eram ali bem-vindos.
As tensas relações entre a Rússia e os países da Aliança Atlântica agravaram-se com as manobras militares marcadas para a Geórgia e que devem decorrer no próximo mês, envolvendo cerca de 1.100 militares.
Ontem, na capital da Geóriga, os militares amotinaram-se num quartel, alegadamente com o objectivo de destituir o Chefe de Estado. As autoridades de Tbilissi acusaram a Rússia de estar por detrás do incidente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Esteja à vontade para deixar o seu comentário