quarta-feira, 20 de maio de 2009

Em Destaque


Menina Russa já saiu de Portugal



Alexandra Skilauri, 6 anos, a menina russa que viveu os últimos cinco anos com um casal português em Barcelos, partiu num voo às 7h00, para Madrid, com destino a Moscovo, junto com a mãe Natalia Zarubina.A menina expressou que vai ter saudades de Portugal e dos "pais" afectivos, ao mesmo tempo que brincava com a cadela Lucia que também partiu para a Rússia.
A saída de Portugal ocorre após decisão do Tribunal da Relação do Porto favorável à mãe.
Natalia Zarubin, que recebera ordem de expulsão do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras por se encontrar ilegal em Portugal, reclamou junto da justiça portuguesa a partida da filha consigo, como o consequente afastamento de João Pinheiro e Florinda Vieira, "pais de acolhimento".
O vice-cônsul da Rússia Oleg Sotnikov acompanhou em Lisboa a partida de mãe e filha garantindo que ambas serão seguidas na Rússia para a salvaguarda do bem-estar da criança. "O facto da menina não saber falar russo levará a que tenha aulas especiais", adiantou. "A mãe - que disse ser costureira - passará por um processo de reinserção no mercado de trabalho russo", acrescentou.
Natalia disse que irão viver para casa dos seus pais em Iersbrask, pequena aldeia a 300 quilómetros de Moscovo, onde vive também a sua outra filha de 16 anos, Valeria. Natalia disse não ter sido expulsa de Portugal, mas acrescentou que não tem vontade de voltar.
No momento da despedida João Pinheiro, acompanhado do filho Luís Miguel, reafirmou que nunca teve a intensão de adoptar a menina e que não "estaria revoltado com a Justiça e o governo português se a menina fosse acolhida por uma família com condições".
"O problema é que a mãe é prostituta e tem problemas com o álcool. A minha esperança é que o Governo da Rússia tome todas as medidas de protecção da Xaninha que me disse que iria tomar como, não passar fome e andar na escola", acrescentou.
João Pinheiro sublinhou que embora a embaixada lhe tenha arranjado documentação russa, a menina é portuguesa, nascida no Hospital de São Marcos em Braga, e tem esperança que quando maior ela deseje vir para Portugal. "Estaremos de braços-abertos para a receber", sublinhou.
O pai biológico da criança, um ucraniano também a viver em Portugal, não esteve presente no aeroporto para se despedir de Alexandra que levou consigo uma caderneta com fotografias de todos os colegas do colégio. Na hora da despedida Alexandra pediu a João Pinheiro para que quando a Lucia tiver cachorros, dentro de 15 dias, ele ir buscar um a Moscovo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade para deixar o seu comentário