Quarteira revive tradição da lavada nas comemorações do Dia do Pescador
No próximo dia 31 de Maio, a comunidade piscatória de Quarteira, uma das mais importantes do país, celebra mais um Dia do Pescador com a tradicional lavada.
As comemorações vão estender-se durante três dias, na Praça do Mar, com um programa de animação onde a música e a gastronomia vão estar em destaque.Assim, entre os dias 29 e 31, pelas 17:30, realiza-se a iniciativa gastronómica «Petiscos do Pescador».
Os visitantes poderão apreciar as iguarias elaboradas por sete famílias de pescadores quarteirenses, numa mostra gastronómica onde os sabores do mar são os únicos reis da festa.
Na sexta-feira, a animação musical vai estar a cargo de Bernardo Pedreira e a sua banda (18:00 horas) e, a partir das 21:30, é a vez dos sons africanos de kuduro invadirem a Praça do Mar, num concerto com o artista Chico Barata.
No sábado, dia 30, o duo de organistas "Hermano e Anna" prometem um final de tarde animado, a partir das 18:00 horas. E à noite, o grupo algarvio Al-Mouraria sobe ao palco para um espectáculo de fado.
Finalmente, para domingo, 31 de Maio, data em que se assinala o Dia do Pescador, está previsto o momento alto da festa – a lavada ou arte tradicional de arrastar para terra. Toda a população é convidada a participar no "puxar a rede" para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que ano após ano é capturado. De referir que todo o pescado capturado será oferecido ou à população ou a instituições de solidariedade social.
As comemorações do Dia do Pescador encerram com a actuação do duo "Hermano e Anna" e, a partir das 21:30, com um concerto de Rute Marlene.
Refira-se que as comemorações do Dia do Pescador têm um significado muito especial para os quarteirenses já que, em Quarteira, a pesca continua a ser um dos motores socioeconómicos.
São cerca de 220 as embarcações que, a partir do Porto de Pesca, todos os dias se fazem ao mar, trazendo nas suas artes o melhor que o mar tem para oferecer. Esta pesca obedece a práticas artesanais e apoia-se em pequenas embarcações que, em geral, não excedem os dois tripulantes.
A organização do programa é da responsabilidade da QUARPESCA – Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia local
Sem comentários:
Enviar um comentário
Esteja à vontade para deixar o seu comentário