sábado, 16 de maio de 2009

Viva Com Saúde


Ayurveda dos pés à cabeça



É muito mais que uma massagem. Mas o sistema ayurvédico sempre confiou nas terapias manuais indianas como um dos seus complementos mais importantes.
A filosofia da ayurveda baseia-se na teoria dos cinco elementos - éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes cinco elementos, inclusive o corpo humano, e de acordo com a ayurveda, quando algum deles está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, dá-se início ao processo da doença.
É um sistema essencialmente preventivo. Envolve um conjunto de técnicas de massagem holística que favorece a integração, o equilíbrio e o intercâmbio dinâmico entre a mente e o corpo. A sua prática é conhecida desde os primeiros textos escritos da ayurveda, como método para complementar e potencializar esta ciência.
A massagem baseia-se nos seguintes princípios: uso de óleos específicos, trabalho em pontos energéticos (marmas) e em centros vitais (chakras), e estímulo mediante técnicas manuais.

Os tipos de terapias manuais ayurvédicas que se devem utilizar de forma a obter um resultado eficaz, tanto preventivo como terapêutico, são essencialmente a massagem ayurvédica tradicional, a abhyanga e a champi (indian head massage).

Da Índia para o Mundo
Nas principais zonas turísticas da Índia, é enorme a oferta de centros de ayurveda, que efectuam massagens, diversas terapias e planos de rejuvenescimento. Os nativos locais oferecem massagens nas ruas, praias e cafés a troco de uma dúzia de rupias. Existem ainda inúmeras ofertas de escolas, centros e institutos a ministrar cursos de Ayurveda e todas as suas ramificações, especialmente a massagem. No ocidente, a ayurveda, que já recebeu elogios da Organização Mundial de Saúde pela sua abordagem holística, também pode ser encontrada em centros, universidades, institutos e hospitais ayurvédicos, em especial no Reino Unido e EUA.

Ayurveda em Portugal
Em países como Portugal, que não possui legislação efectiva na área das terapias complementares, a ayurveda manifesta-se essencialmente pela massagem, que é uma parte centesimal das práticas ayurvédicas, mas com a qual os ocidentais mais se identificam. Não existem praticamente, contudo, centros de ayurveda e médicos diplomados a fazer o acompanhamento dos tratamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade para deixar o seu comentário