sábado, 16 de maio de 2009

Em Destaque


“Família é o pilar básico da sociedade”



Na cidade bíblica de Nazaré, o Papa celebrou ontem a maior missa desta sua visita de oito dias ao Médio Oriente, que hoje termina. Perante os mais de quarenta mil fiéis reunidos no Monte do Precipício, o Sumo Pontífice defendeu a indissolubilidade do matrimónio e pediu aos Estados que apoiem as famílias como "pilar básico da sociedade". Também exortou a que se reconheça e se respeite a dignidade da Mulher, "o seu carisma e talento".
Recebido com cânticos em árabe e ininterruptos "viva o Papa" e "Bento, Bento, bem--vindo a Nazaré", o Santo Padre – que chegou de papamóvel – expressou satisfação por estar na cidade de Maria, José e Jesus e, na homilia, apelou para que se siga o exemplo da Sagrada Família e se aprecie cada vez "a santidade da família, que se baseia na fidelidade para toda a vida de um homem e de uma mulher, consagrada no pacto conjugal e aberta ao dom da vida".
Estando em Nazaré, que já foi palco de graves confrontos entre cristãos e muçulmanos quando estes divulgaram o projecto de edificar uma mesquita por detrás da Basílica de Anunciação, o Santo Padre exortou também à coexistência pacífica. "Que cada um rejeite o poder destrutivo do ódio e do preconceito, que matam a alma antes do corpo. Nestes últimos anos, Nazaré conheceu infelizmente tensões, que o mundo inteiro ecoou e que deterioraram as relações entre as duas comunidades", afirmou o Santo Padre, apelando ao diálogo e à reconciliação.
Após a missa, Bento XVI visitou a Basílica da Anunciação, onde, segundo os cristãos, o arcanjo Gabriel anunciou a Maria que seria Mãe de Jesus. Depois, reuniu-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que afirmou não aceitar o Estado palestiniano e pediu a condenação do Irão. Hoje, último dia da visita, reúne-se com líderes cristãos ortodoxos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade para deixar o seu comentário