sexta-feira, 3 de abril de 2009

Histórias com Moral


As Duas Vizinhas


Haviam duas vizinhas que viviam em pé de guerra. Não se podiam encontrar na rua que era briga de certeza. Depois de um tempo, dona Maria descobriu o verdadeiro valor da amizade e resolveu que iria fazer as pazes com dona Clotilde. Ao encontrarem-se na rua, muito humildemente, disse dona Maria:

- Querida Clotilde, já estamos nessa desavença há anos e sem nenhum motivo aparente. Proponho-te que façamos as pazes e vivamos como duas boas e velhas amigas.

Na hora, Dona Clotilde estranhou a atitude da velha rival e disse que iria pensar no caso. Pelo caminho foi matutando:

- Esta dona Maria não me engana… está querendo fazer alguma coisa contra mim e eu não vou deixar. Vou mandar-lhe um presente para ver sua reacção.

Chegando a casa, preparou uma bela cesta de presentes, cobrindo-a com um lindo papel, mas encheu-a de esterco de vaca.

- “Adoraria ver a cara da Dona Maria ao receber esse maravilhoso presente. Vamos ver se ela vai gostar dessa!”

Mandou, então, a empregada levar o presente até a casa da rival, com um bilhete: “Aceito a sua proposta de paz e, para selarmos nosso compromisso, envio-te este lindo presente”.

Dona Maria estranhou o presente, mas não exaltou.

- Que está ela propondo com isto? Não estamos fazendo as pazes? Bem… esquece”.

Alguns dias depois, Dona Clotilde atende a porta e recebe uma linda cesta de presentes coberta com um belo papel.

- Ah… a vingança daquela asquerosa da Maria. O que será que ela aprontou?

Qual foi a sua surpresa ao abrir a cesta e ver um lindo arranjo das mais belas flores que podiam existir num jardim, e um cartão com a seguinte mensagem: “Estas flores são o que te ofereço em prova da minha amizade. Foram cultivadas com o esterco que tu me enviaste e que proporcionou excelente adubo para o meu jardim. Afinal, cada um dá o que tem em abundância em sua vida”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade para deixar o seu comentário