segunda-feira, 27 de abril de 2009
Em Destaque
Gripe suína já provocou 103 mortos no México
Um total de 103 casos mortais provocados pela gripe suína ou com origem suspeita foram registados no México, anunciou o ministro da Saúde domingo à noite na televisão. Também em Espanha, no Canadá e na Escócia há casos identificados. Os EUA já declararam o estado de emergência de saúde pública. Em Portugal, as autoridades desaconselham viagens para o México.
O anterior balanço avançava 81 mortes imputáveis ao vírus ou suspeitas de o ser. O número de pacientes colocados sob observação também aumentou, para 1.614 contra os 1.324 do anterior balanço, revelou o ministro.
O presidente mexicano Felipe Calderon afirmou mais cedo que 929 pacientes já conseguiram regressar a casa depois de terem recebido um tratamento antivírus.
Recomendações da DGS
Os portugueses que regressem de zonas afectadas pela gripe suína e tenham sinais de gripe no prazo de dez dias devem contactar a linha de saúde, de acordo com o director-geral de Saúde.
"Se um cidadão que tenha estado numa área afectada adoecer no prazo de 10 dias do regresso ao país, dentro de um quadro de gripe (febre alta e súbita, tosse, dores musculares), deve telefonar para a linha de saúde pública (808 24 24 24)", disse Francisco George.
No seguimento da áudio-conferência, onde foram afinadas questões relacionadas com a definição dos casos para fins de vigilância, foi aprovada uma lista de recomendações aos viajantes.
Lavagem frequente das mãos, com água e sabão, para reduzir a probabilidade de transmissão da infecção, cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, utilizar lenços de papel, depositando-os num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após utilização e limpar superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas) são alguns conselhos para quem pretende viajar para o México e Estados Unidos.
Califórnia, Texas e Kansas, nos Estados Unidos, e cidade do México, San Luís Potosi, Mexicali e Oaxaca, no México, são as áreas afectadas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Esteja à vontade para deixar o seu comentário