Leptospirose
Os cuidados que deve ter para evitar esta doença
Os cuidados que deve ter para evitar esta doença
A leptospirose é uma doença causada por uma bactéria chamada leptospira.
Como se contrai?
A doença pode resultar do contacto directo com animais infectados (veterinários, trabalhadores dos esgotos, etc.) ou do contacto indirecto com água (excepto água do mar) ou solo contaminados com a urina de animais infectados (desportos aquáticos em águas potencialmente infectadas, campismo, etc).
Quais os sintomas?
O período de incubação é de 2 a 14 dias. A 1ª fase da doença (3 a 7 dias) inicia-se por febre, dores musculares, arrepios, assemelhando-se a um quadro gripal. Depois, há uma melhoria temporária até começar a 2ª fase, relacionada com a resposta do organismo à infecção, com sintomas muito variáveis: cefaleias (dor de cabeça), febre baixa, vómitos, exantema (pintinhas na pele), e fotofobia (sensibilidade ocular à luz).
Como prevenir?
Se praticar desportos náuticos em áreas potencialmente contaminadas com urina animal (evite frequentar águas comprovadamente contaminadas), deve tomar banho no final e utilizar roupas protectoras adequadas. Mantenha uma boa vigilância veterinária dos animais de estimação, nomeadamente em matéria de vacinação, já que podem ser infectados, tornando-se potenciais transmissores.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Esteja à vontade para deixar o seu comentário