quarta-feira, 17 de junho de 2009

Viva Com Saúde


Hipertiroidismo

Trata-se de uma doença provocada pelo excesso de hormonas tiroideias em circulação e cujos sintomas podem ir desde ansiedade até alterações oculares.
Esta é uma patologia causada pela hiperactividade da glândula tiróide, que provoca uma produção excessiva de hormonas tiroideias.
Pode ser aguda (quando se produz durante um curto período de tempo) ou crónica (quando o problema se prolonga ao longo do tempo).
Em 70 a 80% dos casos, deve-se a uma doença auto-imune conhecida como doença de Graves, mas existem outras causas que podem estar na sua origem: tumores na glândula tiróide ou nos ovários e testículos, inflamação da tiróide por infecção viral, e ingestão excessiva de iodo ou de hormonas tiroideias através de alimentos ou suplementos.

Sintomas
Ansiedade, perda de peso, aumento de apetite, fadiga, intolerância ao calor, diarreia, alterações oculares... Na maioria dos doentes este quadro clínico está associado a um aumento visível da parte inferior do pescoço (bócio).

Tratamento
Combinam-se fármacos com cirurgia (para remover total ou parcialmente a glândula tiróide), ou com a administração de iodo radioactivo (que radia directamente o tecido tiroideu, destruindo-o).

Recomendações
Doença de Graves. Trata-se de um transtorno do sistema imunitário que ataca a glândula tiróide, causando uma produção excessiva de hormonas. Afecta, sobretudo, mulheres adultas, apesar de também poder afectar homens. Pode ser desencadeada pelo consumo de tabaco, por radiações no pescoço ou alguns vírus.

Dieta recomendada
Existem alimentos que ajudam a controlar a hiperactividade da glândula tiróide: repolho, couve-de-bruxelas, uvas, cenoura, rabanete, noz, pimento, beringela, espargos e citrinos.

Para saber mais, consulte o site da Sociedade Portuguesa de Endocrinolofia, Diabetes e Metabolismo: http://www.spedm.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Esteja à vontade para deixar o seu comentário