segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Flashback Músical
POR FAVOR DESLIGUE O COTONETE
James
Os James são uma banda inglesa da cidade de Manchester e foi formada em 1981. A banda teve os seus maiores êxitos durante a década de 1990 onde teve grandes êxitos musicais que marcaram gerações como Sit Down, Laid, Say Something, Born Of Frustration, Sometimes (Lester Piggott) entre outras.
Em 2001 o seu vocalista Tim Booth decidiu parar e a banda ficou inativa. Em 2007 a banda regressou ao ativo com uma nova tournée e um novo álbum de compilações Fresh as a Daisy - The Singles. A 7 de Abril de 2008 saiu o novo CD, Hey Ma.
A primeira encarnação dos James teve início por volta de 1982, em Manchester, quando o imaturo guitarrista, Paul Gilbertson, inspirado pela época post-punk em que se vivia, decide convencer o seu melhor amigo Jim Glennie a comprar um baixo e a formarem uma banda. A partir daí Gilbertson e Glennie ensaiaram bastante, até conseguirem apurar um pouco mais a sua música. Posteriormente Gavan Whelan, baterista, juntou-se aos outros dois elementos, e a banda teve assim a sua primeira formação.Este trio tocou alguns concertos sob o nome de Venereal and The Diseases e depois Volume Distortion, e ainda um pouco mais tarde com o nome de Model Team International. Como jovens músicos poucos experientes ou mesmo ainda aprendizes que eram, estes davam concertos muito espontâneos, baseados nas suas jam sessions, este trio chegou a ser banda de suporte do grupo "The Fall".Inevitavelmente teve que aparecer um vocalista, foi então que a banda numa discoteca universitária encontrou o jovem estudante de drama, Tim Booth, que chamou a atenção pelo seu estilo de dança.A banda convidou, o jovem para dançarino, e o convite foi aceite.Rapidamente Tim Booth passou para vocalista principal e letrista. Era evidente o contraste existente dentro da banda entre um jovem universitário, bem falado, e os restantes elementos da banda, havia uma mistura entre um som primitivo e uma sensibilidade artística das letras. Após um breve período com o nome de Tribal Outlook, a banda finalmente passa-se a chamar James em Agosto de 1982. O nome, James, surgiu em homenagem ao poeta James Joyce. A banda continuou a desenvolver a sua própria sonoridade sempre apoiada na guitarra de Gilbertson, e este nunca quis desenvolver nada que se parece-se com outra banda e também não tinha medo de correr riscos.Um concerto em Haçienda despertou a atenção do bem conhecido Tony Wilson da Factory Records.Este ofereceu à banda a opurtinidade de gravarem um álbum pela Factory. Neste Momento a banda ainda não se sentia preparada para lançar um álbum, mas lançou um Ep com três músicas, chamado Jimone EP, que foi lançado em Novembro de 1983 pela Factory. Este foi considerado single da semana pela major music papers no Reino Unido, e valeu a participação numa tournée dos Smiths como banda de suporte. As expectativas em relação a esta banda, na época eram muito elevadas. Mas como se suspeitava Paul Gilbertson, tinha problemas com droga, o que forçou o seu abandono da banda. O segundo EP da Banda, James II, foi lançado um ano depois do primeiro e teve direito a um artigo com a imagem da capa do Ep na NME. Larry Gott tinha substituído o Paul Gilbertson na guitarra. As críticas do Ep foram mais uma vez positivas, o que aumentou a ansiedade da Factory em lançar um álbum da banda, contudo a banda rescindiu com a Factory e assinou pela Sire Records, onde lançou o seu primeiro álbum. O terceiro Ep da banda chamado Sit Down Ep sem qualquer relação com a música, foi lançado em Março de 1986 e foi seguido pelo primeiro álbum de estúdio da banda, Stutter em Junho desse mesmo ano, embora a banda tivesse tido uma poderosa estreia, os media perderam o interesse na banda devido ao seu lento progresso, o álbum atingiu apenas o posto #68 na tabela de vendas, o que levou a uma desacreditação por parte da editora. Mesmo assim em Setembro de 1988 numa tentativa desesperada de agradar à editora, os James gravaram o seu segundo álbum, que a muito custo a Sire aceitou lança-lo no entanto não o promoveu, tendo atingido apenas o #90 posto na tabela de vendas. Depois de encontrar uma cláusula de rescisão, a banda abandona a Sire, no entanto havia muitas dívidas para pagar. Os membros da banda desesperados por dinheiro sujeitam-se a ser cobaias humanas em testes de medicamentos na Enfermaria Real de Manchester, tendo mesmo saído num documentário televisivo sobre o desespero de artistas rock decadentes. No entanto nem tudo estava perdido. Os James tinham consolidado o estatuto de dar concertos ao vivo, e tinha também uma boa base de fãs, que se estava a espalhar de boca a boca, ganharam a alcunha de “o segredo mais bem guardado de Manchester”, e começaram a investir no merchandising, brincando-se na altura dizendo que vendiam mais t-shirts do que música. A banda conseguiu um empréstimo de um banco para financiar a produção do álbum ao vivo, “One Man Clapping” e com a ajuda da Rough Trades Records, O álbum foi para o posto # 1 nas tabelas indie, e os media revitalizaram o interesse na banda. Em Novembro de 1988 Gavan Whelan envolveu-se numa cena de pancadaria com Tim Booth Whelan foi convidado a sair da banda. David Baynton-Power substituiu Whelan, alguns meses depois.No entanto a banda percebeu que teria que rejuvenescer um pouco a sua sonoridade e consequentemente recrutou novos músicos. Esse ano entraram então para a banda três novos membros, Saul Davies (gutarra, violino, percussão), Mark Hunter (teclados) e Andy Diagram (trompete, percussão). Este septo entrou no ano seguinte em estúdio para gravar o seu terceiro álbum, e os novos singles "Sit Down" e "Come Home" que se tornaram em fortes hits nas tabelas independentes.O álbum “Gold Mother” tinha sido destinado a ser lançado pela Rough Trades, no entanto a editora não ofereceu as condições pretendidas pela banda, e esta acreditando muito no potencial deste álbum viu-se obrigada a comprar os direitos à Rough Trade. Uma tournée de Inverno de 1989 bem sucedida saltou aos olhos da Fontana Records, editora pela qual os James editaram o seu terceiro álbum de estúdio. E assim a banda termina a década de 80 com perspectivas optimistas para o futuro.
Discografia
1986 Stutter
1988 Strip-mine
1990 Gold Mother
1992 Seven
1993 Laid
1994 Wah Wah
1997 Whiplash
1999 Millionaires
2001 Pleased to Meet You
2008 Hey Ma
Ao vivo
1989 One Man Clapping
2002 Getting Away With It... Live
2008 James Live in 2008 - The Album
Compilações
1991 James
1998 The Best Of
2001 B-Sides Ultra
2004 The Collection
2006 20th Century Masters: James
2007 Fresh as a Daisy - The Singles
Tive oportunidade de os ver ao vivo em Portugal, no Algarve, na discoteca kadoc. Hoje aqui fica um dos seus maiores êxitos, Sit Down.
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